Transmissão
IFRN realiza solenidade de transmissão de cargo
O Professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa foi conduzido ao cargo de reitor; na ocasião, tomaram posse os Pró-Reitores e Diretores Sistêmicos
Publicada em 14/05/2016 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
Um sábado atípico marcou o Campus Natal Central (CNAT) do IFRN neste 14 de maio de 2016. Entre dezenas de autoridades, servidores, alunos e muitos outros convidados, o até então Reitor do Instituto, o Professor Belchior de Oliveira Rocha, transmitiu ao também Professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa o cargo de Magnífico Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A cerimônia, que teve início às 16h no Auditório do CNAT foi apresentada pelo servidor Alberto Medeiros.
O começo da solenidade foi cultural: a apresentação do pianista Matheus Silva Rocha abriu com música a cerimônia e arrancou entusiasmados aplausos do público. A exibição de um vídeo produzido pela Coordenação de Videoproduções sobre a gestão 2008-2016 do IFRN deu sequência ao ato inicial. Em alguns minutos, os oito anos de avanço e expansão foram pano de fundo para uma homenagem ao reitor que deixava o cargo.
Ritos Oficiais
A transmissão de cargo de reitor se efetiva em cumprimento a Decreto presidencial de 15 de abril de 2016, publicado no Diário Oficial da União n.º 73, seção 2, de 18 de abril deste ano. Assinado pela Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff, Presidenta da República Federativa do Brasil, o decreto deu ao IFRN – criado pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, e vinculado ao Ministério da Educação – o seu segundo reitor.
A cerimônia celebrou também a posse dos Pró-Reitores e Diretores Sistêmicos do Instituto e ainda apresentou à sociedade potiguar os Diretores e Diretoras Gerais empossados no último dia 25 de abril. Juntos ao Professor Wyllys Tabosa, os gestores vão dirigir o Instituto Federal do Rio Grande do Norte no quadriênio 2016/2020.
Contando com a presença de Assessores, Coordenadores, Chefes de Gabinete, Professores, Técnicos Administrativos, Servidores Terceirizados e estudantes do IFRN, além de políticos, membros do Poder Judiciário, autoridades civis e ainda, familiares e amigos que prestigiam a solenidade, o Professor Belchior Rocha, após a composição da mesa pelas autoridades presentes, deu início aos protocolos cerimoniais de praxe, designando comissão – composta pela professora Maria da Conceição Almeida, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por Maria Janir de Araujo Sena Pereira, servidora técnica-administrativa do IFRN e pela aluna Anne Karoline Câmara Fernandes, do Campus Natal-Central – a fim de conduzir à mesa de honra, o Professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa.
O discurso do Professor Belchior, além de emocionado, foi bastante focado nas realizações de sua gestão, no reconhecimento das indispensáveis parcerias institucionais e na importância do compromisso de todos que compõem a Instituição: destacou servidores docentes, técnico-administrativos, estudantes e profissionais de serviços terceirizados. Saudando o Professor Wyllys, Belchior finalizou suas palavras com uma mensagem de esperança e sucesso para a gestão que se inicia.
Na sequência, nova comissão foi formada: desta vez o intuito era a aposição da veste talar ao professor Wyllys Farkatt. Para a missão, o Professor Francisco de Assis Oliveira, a servidora técnica-administrativa Tânia Carvalho da Silva e a estudante Viviane Cristine Pereira Nunes seguiram a secular tradição: composta por beca preta, samarra branca e borlao branca, a veste talar é um símbolo acadêmico que remonta aos tempos do Brasil-Colônia. Exclusiva do Reitor, a samarra na cor branca representa a unidade de todas as áreas do conhecimento.
O Cerimonial procedeu à leitura dos Termos de Posse da equipe de Dirigentes do IFRN, assinados por seus novos membros (veja lista abaixo), e seguiu convidando o Professor José Gilson de Oliveira, do Campus Natal-Central, para saudar o Magnífico Reitor em nome da Comunidade.
Com longa carreira no IFRN, tendo chegado à Instituição, ainda como aluno, nos tempos em funcionava que o Prédio onde hoje está sediado o Campus Natal - Cidade Alta, o Professor Gilson começou seu discurso falando sobre a sua relação com a história do Instituto. Destacando o desafio a ser enfrentado por Wyllys, Gilson de Oliveira não deixou de ressaltar o legado da gestão do Professor Belchior. Para o orador: "Gestor-mor desde o ano de 2008, o Reitor Belchior Rocha de Oliveira devolve à sociedade um Instituto hoje dotado de 21 campi e cerca de 30 mil alunos apropriados em todas as regioões do RN. O sopro de crescimento físico e desenvolvimento institucional constatadono período recém findo é ímpar na larga história do IFRN". Ao finalizar, o Professor Gilson declarou a importância dos alunos, "verdadeira realeza do IFRN".
Por fim, para proferir o seu discurso, subiu ao púlpito o Professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, Magnífico Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte que, num discurso emocionado, saudou a todos. Discorrendo sobre sua história de vida, incluindo o apoio da família, o Reitor falou dos primeiros passos acadêmicos, numa fala que fundamentou-se nas palavras avanço e consolidação:
"Para esse avanço e consolidação, deveremos exercitar diuturnamente a prática da solidariedade em todas as relações intra e interinstitucionais. Fazer uso de uma escuta sensível para conhecer as necessidades da comunidade interna e externa. Promover o diálogo constante para construir parcerias sólidas e duradouras e assumir compromissos de consolidação da cidadania na formação integral de cada um dos nossos estudantes. Para isso, contamos com cada um de vocês, que também fazem parte desta história, no interior da qual, como canta Almir Sater, 'cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz, disse Wyllys, ao finalizar suas palavras
Encerrando a solenidade, Wyllys Farkatt convidou para a apresentação do grupo Musicampi Potiguar, formado por professores de vários campi do IFRN que aconteceu na quadra poliesportiva do CNAT. Onde recebeu os cumprimentos dos presentes, enquanto foi servido o coquetel de celebração.
Pró-Reitores e Diretores Sistêmicos
Função Gestor
Pró-Reitor de Ensino Agamenon Henrique de Carvalho Tavares
Pró-Reitor de Pesquisa Marcio Adriano de Azevedo
Pró-Reitora de Extensão Regia Lucia Lopes
Pró-Reitor de Plan. e Des.Institucional Marcos Antonio de Oliveira
Pró-Reitor de Administração Juscelino Cardoso de Medeiros
Diretor de Gestão em Atividades Estudantis Erivan Sales do Amaral
Diretor de Gestão de Pessoas Auridan Dantas de Araujo
Diretor de Gestão em Tec. Andre Gustavo Duarte de Almeida
Diretores e Diretoras Gerais
Nome do Servidor Cargo
Alexandro Diógenes Barreto DG Campus Caicó
Alexsandro Paulino de Oliveira DG Campus EaD
Andreilson Oliveira da Silva DG Campus Currais Novos
Antonia Francimar da Silva DG Campus Pau dos Ferros
Carlos Eduardo Campos Freire DG Campus Natal-Cidade Alta
Ednaldo de Paiva Pereira DG Campus São Paulo do Potengi
Francisco Damião Freire Rodrigues DG Campus Apodi
Francisco de Assis Aderaldo Barbosa DG Campus Ipanguaçu
Gerlúzia de Oliveira Azevedo DG Campus Parelhas
Ismael Félix Coutinho Neto DG Campus Parnamirim
Jailton Barbosa dos Santos DG Campus Mossoró
José Arnóbio de Araújo Filho DG Campus Natal-Central
Luísa de Marilac de Castro Silva DG Campus São Gonçalo do Amarante
Márcio Silva Bezerra DG Campus Nova Cruz
Pollyanna de Araújo Ferreira DG Campus Lajes
Samira Fernandes Delgado DG Campus Santa Cruz
Sonia Cristina Ferreira Maia DG Campus João Câmara
Valdemberg Magno do Nascimento Pessoa DG Campus Natal-Zona Norte
Varélio Gomes dos Santos DG Campus Macau
Valdelúcio Pereira Ribeiro DG Campus Canguaretama
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores