liderança, estratégia e controle

IFRN realiza seu 1º Workshop de Governança

Entre os objetivos, o nivelamento e conscientização sobre Governança e a construção do Painel da Governança do Instituto

Publicada em 09/06/2022 Atualizada há 1 ano

Encontro acontece na Reitoria nos dias 27 de junho e 1º de julho

“A governança no setor público é definida como um sistema de práticas e tomadas de decisões que engloba os mecanismos de liderança, estratégia e controle do desempenho nas organizações. Indissociável da responsabilidade de prestação de contas, a governança avalia, direciona e monitora a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”. Com essa explicação, Solange Thomaz e Robercy Alves abriram as explicações sobre o evento que estão organizando para a última semana de junho de 2022: I Workshop de Governança do IFRN.

O encontro, que acontece na Reitoria nos dias 27 de junho e 1º de julho, reunirá servidoras e servidores com atividades ligadas à gestão sistêmica em setores como Ouvidoria, Auditoria, Comissões, Comitês, Diretorias e Pró-Reitorias, como a de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes), onde Solange e Robercy trabalham. Entre os objetivos, o nivelamento e conscientização sobre Governança e a construção do Painel da Governança do IFRN.

Programação

“É com tais mecanismos (liderança, estratégia e controle do desempenho nas organizações) em mente que o IFRN parte para a consolidação do seu sistema de governança - passo importante para garantir os resultados esperados pela sociedade que atendemos”, disse Robercy Alves. Na programação do Workshop, exposições, mesas redondas e oficinas discutirão conceitos de governança e seus três principais mecanismos, além de temas de impacto, como Gestão de Riscos e Integridade. A grade de programação do evento seguirá nos moldes descritos a seguir:

1º dia

Abertura

Apresentação do Workshop, com presença e falas feitas por Daniel Lobão, da Ouvidoria do IFRN, Antônia Silva, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, e Arnóbio Filho, reitor do IFRN.

Exposições

Conceitos de Governança Geral, Ismael Coutinho, da Assessoria de Governança de Gestão de Tecnologia da Informação

Temas de impacto na Governança: Gestão de Riscos para a Governança, com Carlos Oliveira, coordenador de Monitoramento de Projetos/Prodes;

Temas de impacto na Governança: Integridade na Governança, com Francinete de Lima, chefe da Unidade de Gestão da Integridade do IFRN.

Mesa redonda

Os três Mecanismos da Governança: Planejamento na Governança, com Solange e Robercy; Liderança para a Governança, com André Gustavo, diretor de Gestão da Tecnologia da Informação do IFRN; e Controle na Governança, com Walkyria Teixeira, chefe da Auditoria do Instituto. Mediação de Ismael Coutinho.

2º dia

Oficina

Construção do Painel da Governança do IFRN, através de oficina com três grupos: Grupo Integridade, Grupo Avaliação e Grupo Risco. A oficina é voltada a participantes dos seguintes setores: Ouvidoria, Unidade de Gestão da Integridade, Diretoria de Gestão de Pessoas, Conselho Superior, Comitê de Gerenciamento Estratégico, Comissão Própria de Avaliação, Núcleo de Gestão de Riscos e integrantes da gestão sistêmica.

“Por ser um tema de interesse da comunidade interna e de fundamental importância para nosso sucesso, será desenvolvida uma série de artigos dedicados a disseminar a cultura de governança na nossa instituição, e divulgados nos meios de comunicação institucionais”, complementou Robercy. Solange finalizou: “Essa discussão é relevante para compreendermos o principal papel da governança, que é garantir de que os interesses da sociedade serão considerados nas decisões a serem tomadas. Assim, tem-se um mecanismo aliado ao cumprimento da missão e visão institucionais.”

Mecanismos

Para dar maior ênfase e ampliar a sensibilização à temática, o Núcleo de Jornalismo da Assessoria de Comunicação da Reitoria – além de cobrir a realização do I Workshop de Governança do IFRN – desenvolverá uma série de matérias sobre os três Mecanismos da Governança: o Planejamento na Governança, A Liderança para a Governança e o Controle na Governança.

Os conteúdos serão publicados durante três semanas, no Portal IFRN e na lista de e-mails institucionais, além de serem compartilhados nas redes sociais, como o Instagram e WhatsApp.