IFRN realiza seminários com oportunidades de qualificação para servidores

Atividades aconteceram de modo híbrido

Publicada por Habyner Lima em 10/07/2023 Atualizada há 11 meses, 3 semanas

Nos dias 03 e 07 de julho de 2023, o IFRN realizou duas edições do Seminário “Qualificação nos campi”, no Auditório 02 do Campus Natal-Zona Leste. Conduzidas pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Diretoria de Gestão de Pessoas (CODEPE/DIGPE) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPI), as atividades ocorrem de modo híbrido, a fim de facilitar a maior participação dos servidores.

No dia 10, foi apresentada a oportunidade do pós-doutoramento em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE/UC). O professor Luís Alcoforado representou a FPCE/UC e explicou o funcionamento da faculdade, os interesses de investigação e o quotidiano do pesquisador pós-doutoral no âmbito da instituição portuguesa em foco.

O IFRN já possuía há alguns anos uma parceria com o Departamento de Engenharia Informática (DEI) da UC. “Por ocasião da missão institucional à FPCE/UC em maio deste ano, conseguimos fechar a parceria para a oferta de cinco vagas para servidores do IFRN, isentas do pagamento de taxas”, ressaltou Erasmo Oliveira, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal na DIPGE.

Já no dia 14, os servidores conheceram os cursos de doutorado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os professores Israel Felipe e Hildebrando Diógenes, respectivamente coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFRN) e em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM/UFPB), apresentaram essas oportunidades. Tópicos como publicação do edital, etapas do processo seletivo e modalidade da oferta das disciplinas foram discutidos.

Sobre as expectativas institucionais em relação a essas oportunidades, comentou o professor Avelino Neto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação: “Trata-se de demandas apresentadas pelos servidores nos anos de 2021 e 2022, que exigem recursos bastante significativos da capacitação de servidores. Esperamos que todas as vagas desses editais sejam rapidamente preenchidas.”

A quarta edição do Seminário “Qualificação nos Campi” ocorrerá no dia 19 de julho, às 8h30, no Campus Mossoró. Será apresentado o curso de mestrado em Administração da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Acesse:

servidores