Ação Institucional

IFRN realiza seminário sobre direitos humanos no auditório da Reitoria

O evento é uma ação do Comitê de Direitos Humanos do Instituto.

Publicada em 06/12/2017 Atualizada há 1 ano

Seminário acontece entre os dias 07 e 08 de dezembro, na Reitoria

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte realiza, entre os dias 07 e 08 de dezembro, o I Seminário de Educação em Direitos Humanos. O evento, que acontece auditório da Reitoria, tem caráter formativo e é destinado a servidores e estudantes da Instituição, sobretudo para membros do Núcleo de Artes (Nuarte), Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne) e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), que lidam especialmente com a temática dos Direitos Humanos. O evento é uma ação do Comitê de Direitos Humanos do IFRN e é realizado em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro,

“A data vai além de uma mera celebração. Esta ocasião serve para que todos lembremos que, para manter ou ampliar a garantia efetiva dos direitos humanos para indivíduos, povos e nações, faz-se necessária vigilância e participação coletiva contínuas. A partir dos princípios norteadores da referida Declaração Universal, devemos atentar para o cumprimento dos compromissos assumidos com a garantia dos direitos civis, políticos, sociais e ambientais. ” É o que pensa Nilton Xavier, um dos coordenadores do evento.

A concepção do Seminário de Educação em Direitos Humanos do IFRN é resultante das ideias delineadas pelo Comitê de Direitos Humanos do IFRN, a partir da elaboração do Plano de Ação Institucional com o objetivo de promover iniciativas de respeito à diversidade e ao enfrentamento do preconceito, da discriminação, da desigualdade e da violência, por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão, de proteção e promoção dos direitos humanos no Instituto, fundamentada pelo que rege o Projeto Político-Pedagógico do IFRN.

Programação

Dividida em dois dias de atividade, a programação do evento conta com apresentações culturais, mesas redondas, painel integrado, palestras e relatos de experiências. A conferência de abertura, com o tema Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos, será proferida por Francisco Moraes da Costa Marques, da Diretoria de Políticas de Educação e Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

extensao
pesquisa