Energias Renováveis

IFRN realiza seminário com temática de Transição Energética Justa

Evento acontece na Reitoria do Instituto, nos dias 24 e 25 de agosto

Publicada em 18/08/2022 Atualizada há 1 ano

A Transição Energética encontra-se estritamente vinculada à promoção de mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará, nos dias 24 e 25 de agosto, em atividade conjunta com o Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN) e o Observatório da Energia, o seminário “Transição Energética Justa: Desafios e Oportunidades para o Rio Grande do Norte''. A atividade acontecerá no auditório da Reitoria do Instituto e será aberta aos públicos interno e externo.

Objetivando o compartilhamento de informações e a contribuição para melhorias da gestão de energia no Rio Grande do Norte, o seminário apresentará o Observatório da Energia. Além disso, o evento também atuará na formatação de políticas públicas vinculadas ao setor e na tomada de decisões sobre seus impactos socioeconômicos e ambientais.

O seminário também marcará o encerramento do exitoso Programa Doutorado Interinstitucional (Dinter), firmado entre o Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPE/COPPE-UFRJ) e o IFRN. O doutorado produziu treze teses que tiveram o estado do Rio Grande do Norte como espaço de investigação.

O evento proporcionará discussões específicas sobre diversos temas, como “Sistemas solares fotovoltaicos integrados à rede em instituições multi-sedes: uma abordagem técnica a partir do estudo do Projeto IFRN-Solar”. A programação completa dos dois dias de atividades pode ser conferida no Portal do IFRN.

Inscrições

Os interessados em participar do Seminário deverão se inscrever através do módulo "Eventos" do Suap.

Observatório da Energia

O Observatório da Energia foi inaugurado em 2017 e está localizado no Campus Natal - Central. O espaço é um centro de articulação para pesquisa em diversas áreas e seu objetivo é analisar e dar resposta a possíveis demandas de energia e meio ambiente.

O seminário também será marcado pela mudança de denominação do Observatório, que passará a se chamar Observatório da Energia Luiz Pinguelli Rosa, em homenagem a uma das referências mundiais nas discussões sobre energia.

Transição Energética

A Transição Energética, fomentada por diferentes Estados nacionais, visa, conceitualmente, orientar o mercado mundial de energia para uma economia de baixo carbono. Seu pressuposto fundamental reside na afirmação de que a velocidade com que a sociedade avança sobre os recursos naturais é insustentável.

As orientações devem estabelecer uma nova condição de oferta e uso de energia, ampliando a atenção às demandas ambientais, a promoção da eficiência energética, a digitalização, gestão dos resíduos e a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e seus efeitos nas mudanças climáticas globais.

Acesse:

Inscrições

Seminário “Transição Energética Justa: Desafios e Oportunidades para o Rio Grande do Norte'' e programação completa

pesquisa