Campus Canguaretama

IFRN realiza segundo módulo do curso de Administração Escolar para Gestores

Objetivo é debater a identidade institucional a fim de propor à comunidade novos modelos de regimentos

Publicada em 06/09/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Dando continuidade ao curso de Administração Escolar, cerca de 50 gestores dos diversos campi e da Reitoria do IFRN se reuniram nos dias 5 e 6 de setembro no Campus Canguaretama do Instituto para o início do segundo módulo da capacitação, que terá mais 2 etapas, nos campi Natal-Central e Currais Novos. O curso é promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

Esta fase, com o tema “Autonomia e Descentralização”, é ministrada pelos servidores Francisco das Chagas Mariz Fernandes, assessor organizacional da Reitoria, e Luzimar Barbalho da Silva, do Campus Natal-Central. O objetivo é debater a identidade institucional, a fim de propor atualizações no estatuto, regimento geral e estruturas administrativas. “Essas propostas serão encaminhadas ao Conselho Superior, para o debate da comunidade”, explicou Francisco Mariz.

Estiveram presentes a este módulo o reitor Wyllys Farkatt; pró-reitores; diretores sistêmicos, gerais, acadêmicos, de administração; assessores e chefes. O curso partiu da premissa de que há uma crise de identidade institucional, identificada na tese de doutorado do servidor Mariz Fernandes, intitulada Racionalidades e Ambiguidades da Organização Instituto Federal: o caso do Rio Grande do Norte.

De acordo com o estudo, essa crise perpassa os documentos normativos, no que tange conceitos e definições de estruturas administrativas, e a comunidade acadêmica, que não tem uma percepção clara sobre quem é e qual a função do IFRN. “Os servidores e estudantes parecem ainda não ter construído uma identidade com esse fazer institucional”, declarou Agamenon Tavares, pró-reitor de Ensino.

“O Campus Canguaretama é novo, vai fazer 3 anos e possui 3 eixos tecnológicos. São atuações bem diferentes. Como encontrar nossa identidade? São os arranjos produtivos locais que precisamos levar em consideração. Profissionalizar a gestão é uma busca e é o que estamos fazendo aqui”, declarou Valdelúcio Pereira, diretor-geral do Campus que sediou a abertura do segundo módulo do curso.

Durante o curso, foram apresentadas as ideias de teóricos para basear as discussões sobre estrutura e dinâmicas organizacionais, como as de Mintzberg, e sobre identidade, como as de Castells, para quem “identidade é fonte de significado e experiência de um povo”.

Nesse sentido, os desafios citados pelos participantes do curso são relacionados à diversidade de atuação nos diversos níveis e módulos de ensino, como também na estrutura multicampi, que acarreta o trabalho em territorialidades com características diferentes. “Precisamos pensar em qual é a identidade cultural local”, comentou Sônia Cristina, diretora-geral do Campus João Câmara. “É preciso consolidar os valores, as crenças, os princípios que conduzem à identidade”, lembrou Varélio . Para Samira Delgado, a intenção é pensar nas características das regiões onde os campi estão inseridos a fim de promover o desenvolvimento local, através da atuação integrada entre ensino, pesquisa e extensão com foco na educação profissional.

O curso teve início com o módulo "Integração de equipes", que aconteceu nos campi Natal-Zona Norte, Mossoró e João Câmara. Acontecerão ainda os módulos III, "Avaliação e gestão organizacional", e IV, "Planejamento Institucional".

extensao
servidores