Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Cooperação internacional

IFRN realiza reuniões com representantes de universidades africanas

Instituto busca formar rede lusófona de pesquisa através de parceria com instituições estrangeiras

Publicada em 13/05/2021 Atualizada há 1 ano

Registro do encontro com o reitor da Universidade Internacional do Cuanza

Com o objetivo de dar continuidade às cooperações internacionais, o IFRN realizou, nos dias 11 e 12 deste mês de maio, reuniões com representantes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e da Universidade Internacional do Cuanza (Unic), de Angola, respectivamente. Ambas as universidades mostraram-se interessadas em participar dos webinários sobre Incubação Tecnológica, que ocorrerão no segundo semestre de 2021.

IFRN e Universidade de Cabo Verde

Representantes das duas instituições se reuniram, na manhã da última terça-feira, (11), para dar continuidade à agenda de reuniões que visam à celebração do acordo de cooperação internacional entre ambas.

Pelo IFRN, estiveram presentes a pró-reitora de Extensão, professora Denise Momo, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Neto, o assessor de Extensão e Relações Internacionais, professor Samuel Lima, e o responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica, engenheiro Rafael Passos. Representando a universidade africana, estiveram a pró-reitora de Extensão, professora Lourdes Gonçalves, o diretor de Serviços Técnicos, professor Celestino Barros, o diretor do Centro de Empreendedorismo e Prestação de Serviço, professor Inácio Vera Cruz, e o assessor de Relações Internacionais, Cooperação e Mobilidade, Bruniguel Andrade.

Tanto o IFRN quanto a Uni-CV reconhecem que o empreendedorismo através das incubadoras desempenha um importante papel na aproximação da instituição à sociedade. Na ocasião, foi pautada a necessidade de troca de experiências e conhecimentos sobre o tema por meio do planejamento de uma série de webinários (seminários virtuais).

A pró-reitora de Extensão do IFRN, professora Denise Momo, ressalta que “desde que assumimos a gestão, temos apoiado a ampliação das nossas relações internacionais para o fortalecimento de laços culturais e formativos com os países do Sul Global. O acordo de cooperação com a Uni-CV vem nessa direção de, primeiramente, trocar informações para, posteriormente, fechar uma agenda com foco em temas de interesse comum”. Para o engenheiro Rafael Passos, o diálogo sobre as incubadoras é importante. “A troca de experiências em atividades de empreendedorismo das duas instituições, mais especificamente, no programa de incubação de empreendimentos, será muito enriquecedora, principalmente para as pessoas associadas às incubadoras”, afirma.

Nos próximos dias, as instituições construirão a agenda de webinários sobre as incubadoras, empreendedorismo e economia solidária, enquanto o texto do acordo de cooperação segue para finalização por meio das assessorias de Relações Internacionais.

IFRN e Universidade Internacional do Cuanza

A agenda de webnários também foi assunto no encontro de representantes do IFRN e da universidade angolana, realizada na última quarta-feira (12). O objetivo do encontro foi discutir a possibilidade de cooperação entre as duas instituições. Pelo IFRN, participaram o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino de Lima Neto, e o assessor de Extensão e de Relações Internacionais, professor Samuel Lima Pela Unic, esteve presente o reitor e professor Miguel Ramirez. A aproximação entre as instituições contou com a interlocução da diretora-geral do Campus São Gonçalo do Amarante, professora Marilac de Castro.

Na reunião, também realizada de forma virtual, foram apresentadas as áreas de interesse em Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica de ambas as instituições. Para Avelino de Lima Neto, “formar uma rede lusófona de Pesquisa é um dos objetivos que o IFRN tem buscado, compartilhando experiências e aprendendo com outros países de língua portuguesa”.

Acerca dos webinários sobre Incubação Tecnológica, o reitor Miguel Ramirez declarou: “Fomentar a cultura empreendedora é uma das grandes frentes de trabalho da UNIC, e compartilhar isso com outras instituições pode enriquecer a todos nós.

O assessor de Extensão e de Relações Internacionais, Samuel Lima, ressaltou que o procedimento de cooperação internacional será seguido: “Iniciaremos os trâmites para a assinatura de um convênio amplo para, em seguida, elaborarmos o plano de trabalho à medida que as instituições forem se aproximando”.

Durante o encontro, três grandes frentes de cooperação foram salientadas: a mobilidade estudantil, o compartilhamento de experiências e processos com as Incubadoras Tecnológicas e com a Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários (IFSol), e, por fim, o intercâmbio de professores visitantes dos programas de pós-graduação stricto sensu. Além dessas frentes, também foi considerada a possibilidade de capacitação de servidores técnicos-administrativos no âmbito da cooperação internacional.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas