IFRN e Sebrae discutem fortalecimento de parcerias na área de Empreendedorismo

Encontro foi conduzido pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação e Extensão

Publicada em 17/09/2021 Atualizada há 1 ano

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e a Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho da Pró-Reitoria de Extensão (Asremt/Proex) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizaram, na última quarta-feira, 15 de setembro, uma reunião com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do rio Grande do Norte (Sebrae-RN). O encontro teve o objetivo de fortalecer a parceria entre as duas instituições.

Estiveram presentes, pelo IFRN, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Aldo de Lima Neto; o assessor de Relações com o Mundo do Trabalho, Victor Varela; e o economista da Asremt/Proex, Marcus Sampaio. Pelo Sebrae-RN, participaram David Góis, gerente de Negócios, Inovação e Tecnologia, e Mona Paula, gestora de Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social.

Encaminhamentos

Dentre os principais pontos discutidos e encaminhados no encontro, destaca-se as tratativas para celebração de um acordo de cooperação de Pesquisa e Extensão entre o IFRN e o Sebrae, com previsão da realização de um novo encontro com a Propi e a Proex, afim de aprofundar os diálogos da proposta. Também foi discutida a participação do IFRN em eventos de Empreendedorismo Inovador do Sebrae, a exemplo do "Go!RN" e do "Social Hack", hackathon on-line, com inscrições abertas até 22 de setembro, e realização nos dias 24, 25 e 26 do mesmo mês.

Outro ponto abordado foi a avaliação da participação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte no Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social (Cenis), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), integrado pelo Sebrae e por outras instituições. Por fim, discutiu-se também a difusão do edital Sebrae Speed junto às empresas incubadas e graduadas pelo IFRN.

Segundo o professor Avelino Neto, "o encontro objetivou retomar e fazer avançar parcerias estratégicas para a Pesquisa, a Inovação e a Extensão e, principalmente, para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte por meio de ações conjuntas de duas instituições que são parceiras de longa data".

"Reuniões e visitas como estas são fundamentais para estreitar as relações do IFRN com o mundo do trabalho, uma das nossas dimensões estruturantes e objetivos estratégicos do nosso PDI. E o Sebrae, sem dúvidas, é um dos grandes parceiros do IFRN na potencialização dessa empreitada", destacou Victor Varela.

Nas palavras de Mona Paula, "o Sebrae tem muito interesse em efetivar um acordo de cooperação com o IFRN, algo que não tinha sido efetivado ainda, mesmo que tivessem tentado, pois muitas das ações de pesquisa e extensão do Instituto tem grande potencial para o desenvolvimento de empreendimentos tradicionais, inovadores ou de impacto social".

Acesse:

Inscrição no Social Hack