Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

IFRN realiza primeiro Fórum de Professores Visitantes

O encontro permitiu conhecer as necessidades dos servidores

Publicada em 22/04/2021 Atualizada há 1 ano

Encaminhamentos apontaram para a realização da 2ª edição do evento

Na tarde do dia 20 de abril, o IFRN realizou o I Fórum de Professores Visitantes. A atividade, organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), deu início a um diálogo sistemático com os atuais e os ex-professores visitantes da Instituição. O Fórum contou com o apoio das Pró-Reitorias de Ensino (Proen) e de Extensão (Proex) - especificamente a partir da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri). O Colégio de Dirigentes (Codir) e a Diretoria de Gestão de Pessoas (Digpe) do Instituto também colaboraram  na organização do evento.

Na abertura, o reitor do IFRN, professor Arnóbio de Araújo Filho, ressaltou: “essa primeira aproximação com os professores visitantes vai nos permitir conhecer as necessidades desses servidores e definir mais estrategicamente a atuação deles em nossa realidade”. Após a abertura, os professores Avelino de Lima Neto (pró-reitor de Pesquisa e Inovação), Emanuel de Oliveira (diretor-geral do Campus Pau dos Ferros) e Julio Navoni (professor visitante do Campus Natal-Central) conduziram o debate em torno da situação atual dos docentes visitantes no IFRN, bem como acerca da Política Institucional para os Professores Visitantes, atualmente em construção.

Para Ângela Rezende, ex-professora visitante do Campus Ipanguaçu, “a iniciativa de dialogar com esses servidores mostra a preocupação do IFRN em trabalhar para resolver as dificuldades atualmente enfrentadas pelos visitantes, na perspectiva de desenvolver de modo mais apropriado as potencialidades deles”. Como encaminhamento, o pró-reitor de pesquisa e inovação propôs que os participantes fizessem contribuições até sexta-feira (23) na minuta da Política. Também ficou sugerida a realização de um II Fórum, no segundo semestre, com foco no planejamento de melhores articulações sistêmicas em torno das iniciativas dos docentes visitantes.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas