Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / IFRN realiza Fórum de Memória, Cultura e Patrimônio
PESQUISA E INOVAÇÃO

IFRN realiza Fórum de Memória, Cultura e Patrimônio

23/11/2021 - Em sua primeira edição, evento abordará construção de política institucional para a área

IFRN realiza Fórum de Memória, Cultura e Patrimônio

Inscrições seguem abertas até 29 de novembro

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte, através da Comissão de Memória, Cultura e Patrimônio (CMCP), realizará, entre os dias 01 e 02 de dezembro, o I Fórum de Memória e Patrimônio Cultural. Com o tema "Construção de uma política institucional no IFRN, o evento é articulado juntamente às Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação e de Extensão do IFRN, e terá exibição virtual através do canal oficial do IFRN no YouTube. As inscrições para o evento seguem abertas até o dia 29 de novembro e devem ser feitas através de preenchimento de formulário via Suap. Participantes receberão certificado de participação equivalente a 12h.

O Fórum tem como o objetivo construir uma política institucional em assuntos relacionados à cultura, história, memória, identidade, aos arquivos, ao patrimônio material, patrimônio imaterial e correlatos. Além disso, contará com a participação da Rede Arquifes, do Museu Câmara Cascudo e do Museu Quilombola Gidio Véi, que trarão a socialização e experiências de projetos e ações internas do IFRN.

Além dos diálogos, haverá, ainda, a apresentação de um diagnóstico institucional e da minuta de Resolução para uma Política Institucional de Memória e Patrimônio Cultural formulada pela Comissão. Um dos representantes da Comissão - também diretor-geral do Campus Canguaretama do IFRN, professor Flávio Ferreira, destaca que "o evento traz uma perspectiva de diálogo sobre a construção de uma politica institucional, que converge com em dois pontos: o patrimônio cultural e da memória institucional. Além disso, os resultado dos levantamentos, nos possibilita a geração de nova pesquisas e a disponibilização desses arquivos para a sociedade".

Programação

1º/12 Ação
8h45 Apresentação cultural (exposição fotográfica virtual);
9h Mesa de abertura;
9h30 Mesa redonda: memória e patrimônio cultural;
11h Debate com a mesa;
13h45 Apresentação cultural (exposição fotográfica virtual).
14h Roda de conversa.
2/12 Ação
8h45 Apresentação cultural (exposição fotográfica virtual);
 9h Reunião de trabalho da Comissão com encaminhamentos do Fórum, para apresentação do diagnóstico institucional e construção de minuta de Resolução para uma Política Institucional de Memória  e Patrimônio.
Acesse

Inscrições

Canal do IFRN no YouTube 

Programação completa

Ações do documento

Página em carregamento