IFRN realiza VI Fórum de Planejamento de Propostas de Cursos Novos

Fóruns têm sido realizados desde o primeiro semestre de 2021

Publicada em 16/12/2021 Atualizada há 1 ano

Durante o evento, palestra enfatizou papel do Ensino de Humanidades

Com o objetivo de abordar os mestrados profissionais da área de Ensino de Humanidades foi realizado, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o VI Fórum de Planejamento de Propostas de Cursos Novos. O encontro, online, aconteceu na tarde do dia 14 de dezembro e reuniu a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, através da Coordenação de Pós-Graduação (COPPG/Propi), e as equipes propositoras de novos cursos, com servidores representantes dos campi Parnamirim e João Câmara.

Durante a reunião, aberta a outros servidores interessados na temática, a professora Priscila Chisté ministrou palestra, onde enfatizou a importância e o papel do Ensino de Humanidades. Priscila é coordenadora do mestrado em Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Para a coordenadora de Pós-Graduação na Propi, Francinaide Nascimento, o Fórum abriu novos horizontes, "visto que algumas propostas em construção pretendem se alinhar à área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), daí a necessidade de conhecer experiências exitosas", salientou a servidora.

Calendário de Apresentação de Propostas de Cursos Novos

A Capes divulgou as regras e o calendário para a elaboração das Propostas de Cursos Novos. Segundo a publicação, as instituições de Ensino e Pesquisa poderão apresentar propostas para criação de cursos de mestrado e doutorado, nas modalidades presencial e a distância, acadêmicos ou profissionais, de acordo com a legislação específica.

AtividadeData
Publicação de Portaria para submissão das propostas de cursos novos30/11/21
Publicação dos Documentos Orientadores de APCNAté 20/12/21
Período de submissão das propostas de cursos novos3/1/22 a 29/4/22
Análise documental2/5/22 a 30/6/22
Análise de mérito pelas comissões de área de avaliaçãoDesde 1/7/22

Histórico

Em 2021, a equipe da Coordenação de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (COPPG/Propi) realizou um acompanhamento das propostas de novos cursos presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O I Fórum aconteceu no dia 14 de abril. A segunda edição, no dia 29 de junho, deu continuidade ao acompanhamento sistêmico das equipes que trabalham, atualmente, no planejamento das novas ofertas de mestrado. O III Fórum ocorreu em 18 de agosto, sucedido pela quarta edição no dia 25 do mesmo mês. Já o V Fórum, por fim, foi realizado no dia 14 de setembro. “As equipes das propostas presentes no PDI já possuíam todos os elementos para a submissão a ser feita. Nos próximos meses, eles deverão aperfeiçoar a candidatura e tramitá-la nos conselhos superiores”, informou Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

Portaria nº 196, de 30 de novembro de 2021

Portaria nº 195, de 30 de novembro de 2021