Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

IFRN realiza III Encontro de Alinhamento das Relações Internacionais

Reunião remota dá continuidade aos alinhamentos realizados em 2021, pautando a internacionalização de forma sistêmica

Publicada em 15/07/2022 Atualizada há 1 ano

Na manhã da última quarta-feira, dia 14 de julho, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio de sua Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri/IFRN), promoveu a terceira edição do Encontro de Alinhamento das Relações Internacionais, que busca desenvolver estratégias de alinhamento das ações de internacionalização no âmbito da instituição, fortalecendo a pasta por meio do diálogo amplo e aberto entre os campi e a Reitoria. A ação é uma iniciativa da Aseri/IFRN, que convida os assessores de Relações Internacionais, que exercem função de apoio à gestão nos campi do Instituto, para uma reunião ampliada. Também são convidados os coordenadores e diretores de Extensão dos campi.

Em 2021, foram registrados dois encontros de alinhamento, realizados de forma remota, que discutiram os indicadores de internacionalização previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026, os primeiros editais de fomento a ações de internacionalização, a composição de equipes, bem como a necessidade de construção das Políticas Linguísticas do IFRN e posterior Política de Internacionalização institucional. 

Encaminhamentos

Na terceira edição do encontro, foi retomado o histórico de diálogos e compartilhado, por meio de informes, alguns resultados já alcançados. Por meio da composição de comissões que envolvem servidores de diversas representações, foi construída uma minuta de Políticas Linguísticas, que hoje segue para os Conselhos Superiores. Além disso, também já está sendo elaboradas estratégias de certificação da proficiência em língua estrangeira dos estudantes do IFRN para que eles possam realizar mobilidade internacional com as instituições parceiras.

No encontro também foram pautadas estratégias para o fortalecimento da parceria com as instituições estrangeiras localizadas na América do Sul, especificamente a Universidade Pedagógica Nacional, na Colômbia; Universidade Tecnológica, no Uruguai; e a Universidade Estadual da Península de Santa Elena. Foram apresentados, ainda, os impactos positivos resultantes dessas novas parcerias internacionais e das ações que têm sido realizadas no âmbito delas, seja de forma remota ou presencial, por meio de visitas técnicas. Além disso, houve a oportunidade de partilha de algumas experiências exitosas realizadas por iniciativa dos campi do IFRN. 

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas