Interinstitucional

IFRN realiza evento direcionado ao Eclipse Solar Anular

Com atividades no Instituto, na UFRN e no Centro Cultural Trampolim da Vitória, evento acontece nos dias 9, 10, 11 e 14 de outubro

Publicada por Ramon Soares em 09/10/2023 Atualizada há 8 meses, 3 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Governo do Estado do RN e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza o evento “Eclipse Solar Anular - Um anel de fogo sobre o Brasil”. A atividade acontecerá nos dias 9, 10, 11 e 14 de outubro, nos campi Natal - Central do IFRN, Central da UFRN, e no Centro Cultural Trampolim da Vitória.

O evento tem o objetivo de oportunizar o acesso das comunidades interna e externa à divulgação do conhecimento científico e à observação de um fenômeno astronômico. O IFRN integra a atividade a partir do Clube de Ciência, representado pelos projetos “VejoCiênciaEmTodosOsLugares”, “Observações Astronômicas no CNAT” e “A Ciência Fala”.

De acordo com a programação disponibilizada ao público, as atividades acontecerão nos dias 9 e 10 na UFRN e 10 e 11 no Campus Natal - Central do IFRN. O ápice da programação, entretanto, será no dia 14 de outubro, no Centro Cultural Trampolim da Vitória, localizado no antigo aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim/RN, onde os responsáveis estarão, das 10 às 18h, apresentando atividades de divulgação científica e observando o Eclipse Solar Anular.

De acordo com o diretor de Inovação Tecnológica do Instituto, acredita que a Ciência atua diretamente na formação de cidadãos íntegros e sociais. “Essa atividade, tipicamente humana, que tem como uma de suas proposições a comunicação, adquire uma importância ímpar na construção de uma sociedade democrática. Isto porque, quanto mais informado é o sujeito, mais consciente ele é em relação a sua responsabilidade enquanto cidadão”, conta.

Acesse: