Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Necessidades Educacionais Especiais

IFRN realiza Colóquio de Educação Inclusiva

Evento, virtual, é iniciativa de Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais do Instituto

Publicada em 28/09/2020 Atualizada há 1 ano

O evento é aberto ao público e gratuito

Nos dias 29 e 30 de setembro de 2020, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne) do Campus Natal Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), juntamente com Napne’s de outros campi, realiza o I Colóquio de Educação Inclusiva do IFRN. O evento, virtual, acontece no canal do Campus Zona Leste no YouTube. As inscrições, abertas ao público e gratuitas, podem ser feitas AQUI; a participação no evento garante certificação.

Em alusão aos Setembros Azul, Verde e Amarelo – que têm o objetivo de comemorar as conquistas e promover a luta pelos direitos das pessoas surdas, com deficiências e/ou transtornos – o Colóquio traz a temática "Setembro multicor: políticas e práticas na perspectiva da Educação Inclusiva”. A ideia, segundo Márcia França, é ampliar a discussão sobre essas questões a partir de um “viés holístico das perspectivas, dando ‘voz’ e ‘olhares’ aos sujeitos envolvidos no processo de inclusão no âmbito do Instituto”, disse Márcia é interprete de linguagem de sinais do Campus Natal-Zona Leste e uma das organizadoras do evento.

Programação

29 de setembro

Às 14h acontece a abertura oficial, seguida de uma apresentação cultural; a mesa de abertura – Aspectos políticos e sociais da inclusão: barreiras e facilitadores – será com o professor Marco Antônio Pellegrini e a professora Luciana Protásio de Melo. A mediação ficará por conta de Rejane Barros, pedagoga no IFRN. Na sequência, às 16h, uma equipe multidisciplinar do Instituto debate "O trabalho multidisciplinar no acompanhamento aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE)". Esta mesa será composta por Louise Afane (ledora), Gilmara Jales (tradutora/intérprete), Vanessa Gosson (coordenadora do Napne do Campus Natal-Central), Shirley Soares (psicopedagoga), Rafaela Domingos (cuidadora), Ismael Santos (transcritor) e Eva Lídia (representando as Equipes Técnico-Pedagógicas do IFRN). A mediação será de Amilde Martins, também pedagoga no IFRN.

30 de setembro

O segundo dia do Colóquio também tem programação iniciando às 14h, com a palestra “Setembro Azul – trajetória de lutas e conquistas pela inclusão dos surdos no âmbito educacional". Proferida pela professora Renata Rodrigues de Oliveira Garcia, da Universidade Federal de Goiás (UFG), a atividade será mediada pelo professor Leandro Viana. Às 15h terá início a sessão de “Relatos de vivências no contexto de inclusão no âmbito do IFRN”. Mediada por Rejane Gomes, a ação contará com a seguinte composição de mesa: Cícero Tavares (membro do Comité de Acessibilidade), Carlos Daniel (estudante do IFRN), Sidney Trindade (estudante egresso do IFRN) e Luciana Nascimento (estudante do IFRN). Às 16h, a mesa de encerramento traz a temática “Setembro Amarelo - o trabalho multidisciplinar na prevenção e cuidado da saúde mental dos estudantes e servidores". A composição da mesa trará Elaine Macedo (psicóloga), Luiz José (psiquiatra) e Valéria Regina (assistente social), com mediação de Joicy Galvão.

Núcleos

Os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais foram instituídos no IFRN ainda em 2012, por intermédio do Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Tecnep). Desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), o Programa visava instrumentalizar os Institutos Federais para atender pessoas com necessidades educacionais específicas em cursos de formação inicial, técnicos, graduação e pós-graduação, com o objetivo de definir diretrizes que promovam a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, buscando o respeito às diferenças e à igualdade de oportunidades.

Acesse

Canal do Campus Natal-Zona Leste no Youtube

Inscrição no I Colóquio de Educação Inclusiva do IFRN

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas