Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Cicla

IFRN realiza Ciclo Internacional de Conversas com Linguistas Aplicados

Evento reuniu pesquisadores para debater Linguagem e Educação

Publicada em 07/10/2021 Atualizada há 1 ano

"Evento fortalece o campo de investigação da Linguística Aplicada no IFRN"

Entre os dias 9 e 30 de setembro, o IFRN realizou o I Ciclo Internacional de Conversas com Linguistas Aplicados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Cicla). O I Cicla-IFRN teve como objetivo reunir pesquisadores que debatem, em vertente interdisciplinar/indisciplinar, Linguagem e Educação.

O evento foi organizado por meio do Núcleo de Pesquisa em Ensino e Linguagem (Nupel) do Instituto, liderado pelas professoras Carla Falcão e Girlene Moreira, ambas do Campus Natal Central, e pelo Grupo de Ensino-Aprendizagem de Línguas (GEL), sob liderança de Samuel de Carvalho Lima e Claudiane Félix de Moura, do Campus Mossoró.

Apoio e interação

O Cicla 2021 contou com o apoio do Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol do IFRN, do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino) da associação entre o Instituto com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN (Propi) e da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN (Proex), com ênfase na Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do IFRN (Aseri), gerida por Samuel Lima.

“Esse evento fortalece o campo de investigação da Linguística Aplicada no IFRN e, ao integrar a Licenciatura em Letras Espanhol, ofertada pelo Campus Natal Central, e o Mestrado em Ensino, ofertado pelo Campus Mossoró, promove a política de interação do pós-graduação com a graduação, principalmente nos cursos de licenciatura, na Educação Básica”, afirma a professora Girlene, a idealizadora do Cicla.

“A natureza das conversas promovidas pelo I Cicla, ao contemplar o diálogo entre pesquisadores nacionais e estrangeiros, contribuiu com o aumento do índice de internacionalização do IFRN. Ao recebermos pesquisadores da Universidade de Buenos Aires e da Universidade de Almería para esse intercâmbio virtual, consolidamos nossas parcerias internacionais, objetivo estratégico previsto no PDI”, complementa o professor Samuel.

Encontros

As conversas foram organizadas em quatro momentos: no primeiro, realizado no dia 9 de setembro de 2021, contou com a palestra “(Des) Colonialidades no Sul Global”, proferida pela docente. Lívia Márcia Tibas Rádis Baptista, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA); a segunda conversa, realizada no dia 16 de setembro, com tema “Literacidad digital” (Letramento digital) foi ministrada por José Manuel de Amo Sánchez-Fortún, docente na Universidade de Almería, na Espanha; no dia 23 de setembro foi realizado o terceiro momento do I Cicla com a participação do convidado palestrante do dia,  o professor Jerónimo Ledesma, da Universidad de Buenos Aires, na Argentina, que discutiu o tema “La práctica de la traducción” [A prática da tradução] numa perspectiva de diálogo entre o fazer docente e a prática de tradução como um aliado na formação de profissionais linguistas; e o quarto e último encontro do Ciclo foi realizado no 30 de setembro, contando com a palestra de  Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, docente na Universidade Federal do Ceará, que trouxe o tema ‘Formação de professores’.

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas