Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

gestão

IFRN realiza cerimônia de transmissão do cargo de reitor

Evento ocorreu de forma virtual e também apresentou a equipe de pró-reitores, diretores sistêmicos da Reitoria e diretores-gerais dos 22 campi

Publicada em 05/02/2021 Atualizada há 1 ano

Hemaíse Modesto fez a aposição da veste talar ao reitor José Arnóbio

“Porque se chamavam homens, também se chamavam sonhos, e sonhos não envelhecem”. Foi assim, ao som da canção “Clube da Esquina 2”, de Milton Nascimento, interpretada pela aluna Rafaela Braga, do Campus Natal-Central (Cnat), e com execução no piano do professor Valdier Ribeiro, também do Cnat, que teve início, nesta sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021, a solenidade de posse do terceiro reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, professor José Arnóbio de Araújo Filho.

A transmissão, que, por conta da pandemia do novo coronavírus, ocorreu de forma virtual, foi realizada em cumprimento ao Decreto de 18 de dezembro de 2020, publicado no Diário Oficial da União nº 243, de 21 de dezembro de 2020, da Presidência da República.

Autoridades e demais participantes

Na ocasião, estiveram presentes o professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, reitor do Instituto no período de 2016 a 2020, e a excelentíssima governadora do Estado do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra. Também participaram pró-reitores, diretores, assessores, chefes de gabinete, coordenadores, professores, técnicos administrativos, servidores vinculados a empresas terceirizadas, estudantes da Instituição, familiares e amigos.

Ao tomar a palavra, o professor Wyllys Farkatt se solidarizou com as famílias que perderam entes para a Covid-19. Farkatt deu continuidade a sua fala, agradecendo ao apoio que obteve durante seu mandato. O professor destacou os frutos das ações positivas do Instituto, como conceito 4 (de 5) no Enade, a média de 460 projetos anuais do Instituto, próprios e em parcerias, a aprovação do primeiro curso de Doutorado, a ampliação do acesso à internet e à informação. O então reitor parabenizou a gestão da equipe sistêmica que esteve com ele nos últimos quatro anos. “Ao novo reitor e diretores-gerais desejo que vossa gestão possa atender plenamente às expectativas da comunidade do IFRN”, comentou.

A cerimônia, que foi transmitida por meio do canal do YouTube IFRN Oficial, foi conduzida pelo servidor e jornalista Alberto Medeiros, o qual leu o Termo de Transmissão do cargo de reitor do IFRN. Dando sequência ao evento, a estudante Hemaíse Antunes Modesto, do Campus São Gonçalo do Amarante e diretora de Finanças da Rede de Grêmios do Instituto (Regif) foi convidada para a aposição da veste talar ao professor José Arnóbio. A veste talar nada mais é do que o símbolo hierárquico de maior grau acadêmico e foi adotada pelas universidades europeias ainda no século XIII, com o surgimento da autoridade do reitor. Seguindo a tradição, ela é composta por beca preta, borla branca e samarra na cor branca, a qual é exclusiva da figura do reitor e representa a unidade de todas as áreas do conhecimento

Nomeações

Por volta das 17h, o professor Wyllys Farkatt transmitiu ao professor José Arnóbio o cargo de reitor do IFRN. Em seguida, o novo reitor empossou a equipe de dirigentes da administração geral para o quadriênio 2020-2024. As dificuldades provenientes do método online não impediram que os dirigentes fossem nomeados e recebessem os devidos aplausos. Em seguida, foram apresentados os diretores-gerais dos 22 campi (listas abaixo).

A Cerimônia de Posse contou com a participação do Coral Jovem Popular do Campus Natal-Central do IFRN, que, com arranjos, regência e mixagem do professor Valdier Ribeiro, fez uma apresentação da canção “Vida de viajante”, do cantor e compositor nordestino Luiz Gonzaga. 

O professor Maurilio Gadelha Aires, também do Campus Natal-Central, 'companheiro de longas datas' do novo reitor, homenageou o amigo e destacou sua trajetória de dedicação à educação. Maurilio comemorou o fim da gestão pro tempore  do Instituto, que durou oito meses. "Espero que a nossa fé em um IFRN cada vez mais forte seja o vento a expandir a história que essa Instituição ainda haverá de construir. Sabemos como fazê-lo. Temos uma longa tradição falando sobre isso, declarou. “Que a nova gestão continue sendo a crença que tudo o que nós, servidores públicos, fazemos é para o bem comum, afinal, como eu acredito, quem tem fé, é senhor dos ventos", concluiu.

A excelentíssima governadora do Estado, professora Fátima Bezerra, também externou sua alegria quanto à posse democrática do novo reitor: “Essa tarde de hoje não é apenas um ato formal, não é apenas uma posse. Essa tarde tem um simbolismo muito especial. É a festa da democracia. Essa tarde reforça cada vez mais nós que nunca percamos a esperança, a capacidade de sonhar e de lutar.” “Que a gente afirme e reafirme que intervenção, nunca mais. Democracia, sim, respeito à soberania popular, sim. Viva o IFRN”, afirmou a Governadora, que ainda expôs o desejo de firmar parcerias entre o seu governo e o Instituto Federal.

Autoridades como o prefeito de Natal, Álvaro Costa Dias, o representante da Assembleia Legislativa, Francisco do PT, a deputada federal Natália Bonavides, os vereadores Divaneide Basílio, Robério Paulino e reitores de outros institutos federais assistiram a transmissão da cerimônia.

Fala do reitor

“A nossa escola nunca foi uma instituição que doutrina. Somos uma instituição que liberta, que emancipa, que respeita as diferenças, que valoriza a liberdade, que propicia a possibilidade de sonhar. Como diria Rubem Alves, ‘há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas’; as escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle; engaiolados, seu dono pode levá-los para onde quiser. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados, amam pássaros em voo. O voo não pode ser ensinado só pode ser encorajado. Deve ser por isso que amedrontamos quem não conhece esta Instituição por dentro. Deve ser por isso que a cada dia escutamos discursos dessas pessoas que não conhecem nossa Instituição. Esse sempre foi nosso desafio: ser uma instituição inclusiva. Mais do que inclusiva, aberta”, comentou o professor Arnóbio, que em seu discurso ressaltou a importância de respeitar as diferenças, a diversidade e a pluralidade.

“Obrigado a todos por esse momento e espero poder contribuir com nossa equipe, com a educação de qualidade e com a transformação que esse Estado tanto precisa”. Quebrando protocolos e atendendo a pedidos, o reitor empossado ainda fez uma apresentação a cappella da canção “Semente do Amanhã”, escrita por Gonzaguinha.

Em um momento de celebração e de encerramento da solenidade, foi exibido um vídeo de estudantes e servidores do IFRN ao som da música “O que é, o que é”, também do compositor carioca Gonzaguinha.

Nova gestão

Abaixo os nomes de gestoras e gestores com mandato para 2020/2024 nos campi e na Reitoria:

Campus

Nome

Apodi

Francisco Damião Freire Rodrigues

Caicó

Max Miller da Silveira

Canguaretama

Flávio Rodrigo Freire Ferreira

Ceará-Mirim

Alan Paulo Oliveira da Silva

Currais Novos

Andreilson Oliveira da Silva

Ipanguaçu

José Geraldo Bezerra Galvão Júnior

João Câmara

Matheus Augusto Avelino Tavares

Macau

Jerdmiler Gomes de Paiva

Mossoró

Hélio Henrique Cunha Pinheiro

Natal-Central

Jonas Eduardo Gonzales Lemos

Natal-Cidade Alta

Ayres Charles de Oliveira Nogueira

Natal-Zona Norte

Edmilson Barbalho Campos Neto

Nova Cruz

Allan Nilson de Souza Dantas

Parnamirim

Paulo Vitor Silva

Pau dos Ferros

Emanuel Neto Alves de Oliveira

Santa Cruz

Samira Fernandes Delgado

São Gonçalo do Amarante

Luísa de Marilac de Castro Silva

São Paulo do Potengi

Renato Dantas Rocha da Silva

Avançado Lajes

André Luiz Rodrigues Bezerra

Avançado Jucurutu

Alessandro Vinícius Pereira Rolim de Araújo

Avançado Natal-Zona Leste

José Roberto Oliveira dos Santos

Avançado Parelhas

Ramon Viana de Sousa


Reitoria

Setor Sistêmico

Nome

Pró-Reitoria de Administração

Juscelino Cardoso de Medeiros 

Pró-Reitoria de Ensino

Dante Henrique Moura 

Pró-Reitoria de Extensão

Denise Cristina Momo

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

Avelino Aldo de Lima Neto 

Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Antônia Francimar da Silva 

Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis

Valeria Regina Carvalho de Oliveira 

Diretoria de Gestão de Pessoas

Auridan Dantas de Araújo

Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

André Gustavo Duarte de Almeida


Acesse

Cerimônia de transmissão do cargo de reitor

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas