Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pós-Graduação

IFRN realiza avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu

Na ocasião, foram apresentadas e discutidas as diversas ações realizadas pela Cordenação de Pós-Graduação

Publicada em 20/08/2021 Atualizada há 1 ano

Confira o histórico das ações da pós-graduação no primeiro semeste

Na manhã do dia 19 de agosto, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do IFRN realizou reunião do Conselho de Pós-Graduação Stricto Sensu (CONSEPPG), sob a organização da Coordenação de Pós-Graduação (COPPG) da Propi. Pela Propi, estiveram presentes Francinaide Nascimento, coordenadora da Pós-Graduação; Gabriela Raulino, coordenadora da Editora IFRN; João Teixeira, diretor de Inovação Tecnológica; e Avelino de Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação. Pelo Conselho, estiveram presentes as coordenações dos cinco programas stricto sensu atualmente existentes: Ana Lúcia Sarmento Henrique (PPGEP); Marcelo Coelho (Posensino) e Albino Nunes (Posensino); Diogo Bezerra (Profept); Calistrato Soares (MNPEF) e Sheyla Varela (PPgUSRN).

Na ocasião, foram apresentadas e discutidas as diversas ações realizadas pela COPPG, em parceria com o CONSEPPG ao longo dos últimos seis meses. A professora Francinaide ressaltou a importância do encontro: “Hoje recebemos a avaliação das Coordenações quanto às ações executadas, bem como diagnosticamos novas demandas, as quais serão incluídas no nosso planejamento de 2022, cujas atividades, lideradas pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, já começaram”. Por sua vez, o professor Avelino lembrou: “Os editais, reuniões, comissões e demais iniciativas são fruto do trabalho compartilhado entre as diversas Pró-Reitorias, Diretorias, Assessorias sistêmicas e Coordenações dos Programas. É esse envolvimento coletivo que tem dado bons resultados”.

Histórico das ações no primeiro semestre

Entre fevereiro e março, a COPPG realizou encontros com todos os programas. Em seguida, iniciou-se o acompanhamento das propostas de cursos novos de mestrado presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026 do IFRN, por meio de fóruns amplos ou restritos a cada equipe das propostas. Foram realizados, igualmente, eventos com estudantes de mestrado e doutorado do IFRN, bem como com professores visitantes. “Todos esses fóruns contribuem para os trabalhos em andamento nas diversas comissões, tais como as relativas à pós-graduação e à atuação dos professores visitantes”, relembrou a professora Francinaide.

Ademais, ações em parceria com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais da Pró-Reitoria da Extensão, como o Ciclo de Internacionalização da Pesquisa e o projeto Cooperação Internacional em Foco, têm favorecido o contato das ofertas stricto sensu com instituições estrangeiras e fomentos externos. Nessa direção, também se situou o Edital 19/2021 - CODEPE/DIGPE/RE/IFRN, direcionado ao fomento de pós-doutorado no exterior para docentes credenciados aos Programas. “Qualificar os docentes que atuam nos mestrados e doutorados significa consolidar as ofertas da pós-graduação, conforme prevê o nosso PDI”, afirmou Antônia Silva, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas