Acessibilidade
IFRN realiza I Esquenta do Sinapnes
Evento ocorreu no dia 17 de dezembro, no Auditório da Reitoria e foi transmitido pelo Youtube.
Publicada por Renan Gabriel em 19/12/2024 ― Atualizada em 23 de Dezembro de 2024 às 10:21
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, em 17 de dezembro, o 1° Seminário Intercampi dos Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Sinapnes). O evento foi realizado, presencialmente, no Auditório da Reitoria e contou com transmissão ao vivo para todos os campi do IFRN via YouTube.
Com o objetivo de fortalecer a atuação institucional em prol de uma educação inclusiva no IFRN, o encontro destacou a relevância do trabalho dos Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne´s) na construção de práticas pedagógicas acessíveis. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e pela Coordenação em Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade (Coedih). Francilene Santos, assessora em Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, ressalta: “Precisamos desenvolver cada dia mais esses estudos, para podermos oferecer maior qualidade e acessibilidade a todos”.
Programação
A programação do Sinapnes iniciou às 8h45m, com breves saudações da coordenadora do Napne do Campus São Paulo do Potengi, Yngrid Melo, da pró-reitora de Ensino, Anna Catharina Dantas e de Francilene Santos. Anna Catharina destacou a importância singular do evento para a instituição, afirmando: “Esse momento é um momento ímpar na instituição, onde temos a possibilidade de desenvolver uma ação diferenciada este ano.”
Em seguida, às 9h, aconteceu a palestra "Transição da Educação Profissional para o Mundo do Trabalho: Planejamento de Carreira para Alunos com Deficiência", apresentada por Pollyanna Brandão, abordando desafios e estratégias para inclusão no mercado de trabalho. Às 10h30, Izabelle Medeiros conduziu a palestra "Saúde Mental: Vamos Conversar Sobre Isso?", promovendo reflexão sobre o tema.
Em seguida, às 9h, aconteceu a palestra "Transição da Educação Profissional para o Mundo do Trabalho: Planejamento de Carreira para Alunos com Deficiência", apresentada por Pollyanna Brandão, abordando desafios e estratégias para inclusão no mercado de trabalho. Às 10h30, Izabelle Medeiros conduziu a palestra "Saúde Mental: Vamos Conversar Sobre Isso?", promovendo reflexão sobre o tema. Durante a tarde, das 14h às 17h, foi realizada a oficina online “Tradução e Interpretação em Libras”, conduzida pela especialista Jéssica de Andrade, com foco no aprimoramento de práticas educacionais inclusivas.
O evento marcou um passo importante para a inclusão no ambiente educacional e já tem sua próxima edição confirmada: o próximo Esquenta acontecerá no início do semestre letivo de 2025, abordando a temática "Educação Profissional e Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas". A programação contará novamente com oficinas realizadas no turno vespertino.