Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

IFRN publica primeira obra em coedição com editora estrangeira

A obra traz investigações sobre questões relativas ao gênero ou à sexualidade no contexto da Educação Profissional

Publicada em 27/07/2021 Atualizada há 1 ano

Acesse o livro através do Portal memoria

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (FRN) publicou nesta segunda-feira(26) a obra Sexo, sexualidade e gênero na Educação Profissional no Brasil e na França: estudos exploratórios, no Portal Memoria. Trata-se do primeiro livro produzido em coedição entre a Editora IFRN e uma editora estrangeira. Nesse caso, a parceria se deu com a L’Harmattan, situada na cidade de Paris, capital francesa. 

O livro é fruto de projeto de pesquisa financiado pela Chamada Universal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2018. O projeto é coordenado pelo professor Avelino de Lima Neto, que coorganiza a obra junto a Ilane Ferreira Cavalcante (IFRN), Jacques Gleyse (Universidade de Montpellier/França) e Julie Thomas (Universidade Jean Monnet - Saint Étienne/França). 

A obra visibiliza diversas investigações, concluídas ou em andamento, sobre questões relativas ao gênero ou à sexualidade no contexto da Educação Profissional, tanto no Brasil quanto na França. Para Ilane Ferreira, a obra “significa a concretização das relações de trabalho e pesquisa entre os professores e estudantes do IFRN e os parceiros das instituições francesas, além de trazer resultados de pesquisas em temas ainda lacunares na área da educação profissional”. Outro aspecto importante é que “a obra celebra os cinco anos do convênio entre nossas instituições e é parte do que temos desenvolvido em nossas práticas de ensino e pesquisa, sobretudo nos programas de pós-graduação”, conforme conta Jacques Gleyse, interlocutor francês no acordo entre o IFRN e a Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier.

Diversos autores brasileiros, oriundos de várias instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rfepct) e de universidades federais, assinam os capítulos. Além dos brasileiros e franceses, investigadoras portuguesas também participaram da publicação.

Série Intercorporeidade

A obra é a primeira da Série Intercorporeidade, aprovada pelo Conselho Editorial da Editora IFRN em dezembro de 2018. Para valorizar a cooperação internacional entre o IFRN e a Universidade de Montpellier, a série almeja propor obras oriundas dessa aproximação e das redes de pesquisa dela nascidas. A temática principal é a do corpo como experiência fundante da constituição de si e da relação com os outros. 

Acesse

Portal Memoria - Livro

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas