Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

IFRN promoveu o seminário “Transição Energética Justa”

O evento marcou a homenagem da instituição ao professor Luiz Pinguelli Rosa

Publicada em 26/08/2022 Atualizada há 1 ano

O evento teve como objetivo a contribuição para melhorias da gestão de energia

Nos dias 24 e 25 de setembro, ocorreu o seminário de energia com o tema “Transição Energética Justa” , o evento aconteceu no auditório da Reitoria. A atividade teve enfoque no compartilhamento de informações e na contribuição para melhorias da gestão de energia no Rio Grande do Norte, o evento também atuou na construção e discussão de políticas públicas vinculadas ao setor e na tomada de decisões sobre seus impactos socioeconômicos e ambientais, orientando sobre a importância de se estabelecer no mercado mundial de energia uma economia de baixo carbono, tendo em vista a crescente escalada no que diz respeito à exploração desenfreada dos recursos naturais no mundo. 

O evento contou com a atividade conjunta do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPGUSRN). Essa ação foi aberta aos públicos interno e externo do IFRN. O seminário oficializou o fim do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter), firmado entre o Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPE/COPPE-UFRJ) e o IFRN. O programa teve um excelente desempenho e produziu 13 teses que tiveram o estado do Rio Grande do Norte como espaço de investigação.

 O evento ainda proporcionou diversas discussões específicas sobre temas, como “Sistemas solares fotovoltaicos integrados à rede em instituições multi-sedes: uma abordagem técnica a partir do estudo do Projeto IFRN-Solar”. 


Homenagem 

Durante o seminário foi anunciada a homenagem ao professor Luiz Pinguelli Rosa, referência mundial nas discussões sobre energia. O observatório de energia da instituição passou a ter o seu nome “Observatório da Energia Luiz Pinguelli Rosa” visando homenagear toda a contribuição que o professor deixou para a área da energia e toda sociedade. 

Luiz dedicou sua vida a ensinar e contribuir nas discussões da área. Foi graduado em Física pela UFRJ (1967), mestre em engenharia nuclear pela COPPE/UFRJ e doutor em física pela PUC-RIO. Foi também pesquisador e professor visitante de diversas universidades mundo afora, como a Universidade Stanford (EUA), Universidade da Pensilvânia (EUA), Centro Internacional de Pesquisa em Meio Ambiente e Desenvolvimento (França).

Palavras-chave:
ensino
extensao
servidores

Notícias relacionadas