Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

IFRN promove webinário sobre como ser professor visitante na França

Evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 2 de dezembro

Publicada em 02/12/2021 Atualizada há 1 ano

Na manhã desta quinta-feira, 2 de dezembro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou o webinário “Como ser professor visitante na França?”. O evento, promovido pelo projeto Ciclo de Internacionalização da Pesquisa, faz parte de um conjunto de webinários com instituições e agências de fomento nacionais ou internacionais, com o objetivo de promover a internacionalização dos processos de Pesquisa, difusão científica, inovação e pós-graduação.

Organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), em parceria com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri/IFRN), a atividade contou com cerca de 25 participantes, entre discentes, servidores e comunidade externa. O webinário contou com a apresentação do docente do Campus Canguaretama do IFRN, Avelino Neto, que falou sobre sua recente atuação como professor visitante na Universidade Jean Monnet, em Saint Étienne (França), de outubro a novembro de 2021. 

No webinário, o palestrante apontou os caminhos que conduziram à concretização dessa experiência e indicou possibilidades para os(as) pesquisadores(as) com pretensões de realizar períodos similares. Segundo Avelino, “a atuação como professor visitante é apenas uma parte de um conjunto mais amplo de atividades de Ensino e Pesquisa desenvolvidas desde 2018 junto à Universidade Jean Monnet, particularmente através da professora Julie Thomas”. O palestrante enfatizou, igualmente, as oportunidades de mobilidade por meio de editais franco-brasileiros, os quais financiam períodos de permanência para docentes visitantes e doutorandos.  

A mediação ficou por conta de Samuel Lima, professor de língua inglesa do Campus Mossoró e assessor de Extensão e Relações Internacionais na Pró-Reitoria de Extensão (Aseri/IFRN). Para Samuel, “ser professor visitante no exterior indica que existem parcerias consolidadas entre as instituições parceiras e abre oportunidades para outras experiências de internacionalização, como a mobilidade discente em nível de pós-graduação stricto sensu e a participação em editais de agências estrangeiras”. 

Diante do histórico da parceria entre as duas instituições, atualmente está sendo tramitado o acordo de cooperação internacional entre o IFRN e a UJM, que, além de consolidar as boas relações já existentes, promoverá a ampliação de oportunidades para a realização de novas atividades.

O projeto Ciclo de Internacionalização da Pesquisa finaliza, com este webinário, as suas atividades no ano de 2021. Prevê-se o retorno das ações a partir de fevereiro de 2022.

 
Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas