V Ciclo de Internacionalização da Pesquisa é promovido pelo IFRN

Evento vai acontecer no dia 26 de janeiro, na Reitoria do Instituto

Publicada em 19/01/2023 Atualizada há 1 ano

Representantes de instituições internacionais estarão presentes no evento.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, realizará, no dia 26 de janeiro de 2023, a 5ª edição do Ciclo de Internacionalização da Pesquisa. As discussões do evento, que será realizado na Reitoria do Instituto, serão a partir da temática: Diálogos internacionais sobre a pesquisa em Ensino, Educação e Formação Docente na Pós-Graduação.

Além de representantes do Instituto, estarão presentes: o professor José Manuel de Amo Sanchez-Fortún, da Universidad de Almería (UAL), e a professora María Pilar Núñez Delgado, da Universidad de Granada (UGR). Também está prevista a participação de coordenadores, vice-coordenadores, discentes e docentes dos Programas de Pós-Graduação do IFRN. Espera-se, ainda, a participação de servidores que atualmente desenvolvem pesquisas de doutorado vinculadas à Universidad de Almería.

O professor Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, acredita que o evento proporcionará o fortalecimento da internacionalização do Instituto, especialmente dos programas de pós-graduação envolvidos. Ao todo, participarão cinco programas: Programa em Educação Profissional (PPGEP), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Mestrado Profissional em Ensino de Física e o Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino).

IFRN ampliando a internacionalização

O IFRN vem, nos últimos anos, desenvolvendo diversas ações com o objetivo de promover a internacionalização das atividades desenvolvidas no Instituto. Em junho de 2021, o reitor, professor José Arnóbio, assinou um acordo de cooperação entre o IFRN e a Universidade de Almería. O acordou proporciona um intercâmbio de informações entre as instituições, criando possibilidades para produções acadêmicas conjuntas.

Ainda em 2021, o Instituto divulgou editais, lançados pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe), que promoveram o financiamento da mobilidade internacional de sete pesquisadores, que realizaram ou realizarão parte da qualificação, em nível de pós-doutorado, em instituições estrangeiras conveniadas ao IFRN.