Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

IFRN fortalece Internacionalização

Foram aprovadas 11 atribuições para a criação da Função de Apoio à Gestão de Assessoria de Relações Internacionais

Publicada em 30/04/2021 Atualizada há 1 ano

Proposta vem sendo discutida desde 25 de março de 2021

No dia 29 de abril, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em reunião do Comitê de Extensão (Coext), Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Coordenações e Diretoria de Extensão (Coex/Direx) dos campi, aprovou os parâmetros para a criação da Função de Apoio à Gestão (FAG) de Assessoria de Relações Internacionais nas unidades do Instituto.

A proposta de construção das representações de relações internacionais nos campi tem sido discutida desde 25 de março de 2021. Segundo Denise Momo, pró-reitora de Extensão, “essa ação objetiva dar um tratamento às relações internacionais de forma sistêmica no Instituto, além de contribuir com o trabalho realizado pelos Coex/Direx nos campi, que respondem pelos indicadores de internacionalização em nível local” explicou.

A proposta inicial apresentada pela Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) está relacionada a ações para o fortalecimento da internacionalização no IFRN. Entre os encaminhamentos da reunião foi direcionado o pedido de inclusão de ponto de pauta sobre a internacionalização no Colégio de Dirigentes (Codir), para poder haver a discussão sobre os trâmites administrativos que envolvem as relações internacionais da Instituição.

“Desde que assumimos a gestão, temos promovido o debate sobre o papel das relações internacionais para a instituição. Nosso maior interesse é poder garantir que os 22 campi aproveitem as oportunidades de envolvimento com atividades de internacionalização. Constituir um grupo de interlocutores sobre esse tema tem sido ao mesmo tempo desafiador e gratificante “disse Samuel Lima, assessor sistêmico de Extensão e Relações Internacionais.

Atribuições

Com os parâmetros aprovados, os campi que tiverem interesse em criar a Função de Apoio à Gestão (FAG) de Assessoria de Relações Internacionais junto à Coex/Direx devem seguir os encaminhamentos construídos coletivamente, o que possibilita a concretização de ações mais sistematizadas:

  1. Assessorar a Direção-Geral do campus e demais direções e coordenações nos assuntos de relações internacionais;
  2. Divulgar oportunidades de participação em programas de intercâmbio internacional;
  3. Encorajar a participação em convênios que envolvam instituições estrangeiras;
  4. Auxiliar estudantes e convidados estrangeiros em atividades no campus;
  5. Estimular o desenvolvimento de material para divulgação do campus no exterior;
  6. Estimular o desenvolvimento de ações de internacionalização em casa;
  7. Incentivar a aprendizagem de línguas estrangeiras no campus;
  8. Acompanhar os indicadores de internacionalização do campus;
  9. Manter registro das atividades de internacionalização do campus;
  10. Dar publicidade às ações de internacionalização do campus;
  11. Colaborar na produção do Relatório de Gestão.
Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas