Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Capacitação

IFRN promove qualificação através do GitHub Education

A iniciativa é um dos seis projetos que o IFRN oferece dentro do capaciTIC

Publicada em 26/08/2022 Atualizada há 1 ano

O GitHub é amplamente utilizado por empresas do ramo no mundo

Por Habyner Lima, estagiário da Asce - Reitoria

Dando continuidade à série de divulgação dos projetos na área de TIC disponibilizados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, chegou a vez de abordar o GitHub Campus Program. A iniciativa consiste em um programa da plataforma GitHub que possui parceria com o IFRN, dando acesso às pessoas das instituições credenciadas a pacotes de acesso premium. O GitHub é amplamente utilizado por empresas e pessoas desenvolvedoras de softwares para divulgação de seus projetos ou para que outras pessoas contribuam com o projeto, além de promover fácil comunicação através de recursos que permitem relatar problemas ou mesclar repositórios remotos, entre outros. 

Segundo informações do portal da plataforma, os pacotes disponíveis através do programa possibilitam a estudantes trilharem um caminho automatizado e seguro para integração e implantação contínuas em testes e entrega de produtos do ramo tecnológico, habilidades essenciais para o desenvolvimento moderno de software e muito requisitadas pelas empresas.

De acordo com Adorilson Bezerra, professor do Campus Ceará-Mirim e um dos entusiastas do projeto a iniciativa vai contribuir para formação de excelentes profissionais "Os pacotes disponibilizados através da parceria, promovem uma qualificação a mais para os estudantes, o que vai ajudar na hora de ingressar no mercado de trabalho". 

Inscrições

Seja para tornar-se um Campus Experts, seja para criar salas de aulas, ou tão somente ter os benefícios do GitHub Campus Program, as pessoas interessadas devem possuir uma conta no GitHub e inscrever-se no GitHub Education utilizando um email institucional do IFRN.

Pacotes GitHub

  1. Actions

Esse pacote tem como objetivo principal  facilitar a automatização de todos os fluxos de trabalho de software. Quem possuir o acesso tem a possibilidade de Criar, testar e implantar seu código diretamente do GitHub, fazendo as revisões de código, gerenciamento de filiais e triagem de problemas. O estudante terá disponível cerca de 50.000 minutos de conteúdo na plataforma.

  1. Packages

O pacote possibilita os estudantes a publicar e consumir os conteúdos do site, com segurança em sua organização ou com o mundo inteiro, ficará disponível 50 GB de armazenamento na plataforma para os estudantes utilizarem. 

  1. Programa Campus Experts

Campus Experts são lideranças estudantis que se esforçam para construir espaços diversos e inclusivos para aprender habilidades, compartilhar suas experiências e construir projetos juntos. Eles lideram conferências, encontros e hackathons presenciais e online, e mantêm projetos de código aberto.

Como líderes locais, os Campus Experts conhecem os desafios que os alunos enfrentam em seus campi. Com o treinamento GitHub Campus Experts, você aprenderá habilidades técnicas e profissionais, como falar em público, redação técnica, liderança comunitária e desenvolvimento de software, que ajudarão você a construir uma comunidade técnica forte, ensinar habilidades valiosas e criar novas oportunidades para sua comunidade estudantil e posicionar sua instituição dentro de uma comunidade global de líderes estudantis.

  1. GitHub Classroom

Enquanto o Campus Expert é direcionado para estudantes, GitHub Classroom é direcionado para docentes, e tem como intuito auxiliar nas tarefas da sala de aula, ajudando no gerenciamento e organização da turma. Algumas das principais funcionalidades da plataforma são:

  • Economia de tempo usando testes automatizados para avaliar tarefas. Os testes são executados a cada submissão, permitindo que os alunos vejam os resultados imediatamente e façam alterações conforme necessário.

  • Escala para grandes cursos com facilidade.

  • Distribuição das tarefas automaticamente para os alunos, fazendo com que os testes sejam automatizados, tirando o trabalho pesado do professor. 

  • Criação de tarefas individuais e em grupo, prepare-as com o código inicial e envie-as aos alunos.

  • Opção para tornar  o trabalho do aluno privado ou público.

Acesse

Inscrições 

Iniciativas acadêmicas na área de TIC

Projeto Huawei ACT Academy

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas