Campus Lajes
IFRN promove IV Seminário de Direitos Humanos
Evento ocorrerá entre os dias 17 e 19 de novembro, com inscrições abertas até o dia 16
Publicada em 10/11/2021 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:45

Entre os dias 17 e 19 de novembro de 2021, o Campus Avançado Lajes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), irá promover o IV Seminário de Direitos Humanos. O evento, que acontece anualmente, é organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus.
Com o tema “Equidade racial e inclusão em pauta: o que a escola tem a ver com isso?”, a quarta edição do Seminário de Direitos Humanos visa a promover a divulgação e compartilhamento de práticas, propostas e experiências pedagógicas, estudos analíticos e ações sistêmicas que auxiliem no enfrentamento das barreiras relacionadas às deficiências, à raça, e que favoreçam a construção de uma educação inclusiva para uma sociedade mais igualitária.
O evento acontecerá de forma on-line e tem em sua programação mesas-redondas, rodas de conversa e oficinas com profissionais da educação. O Seminário é destinado à comunidade interessada nas temáticas, especialmente professores e estudantes das redes federal, estadual e municipal de ensino. As inscrições podem ser realizadas de forma gratuita no site do evento.
Napne e Neabi
Para que se compreenda o propósito do evento, é importante destacar a função desses dois órgãos presentes em todos os campi do Instituto. Seguindo a orientação normativa geral, o Napne objetiva a definição de diretrizes para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas (PNEE), buscando o respeito às diferenças e à igualdade de oportunidades. Já o Neabi é responsável por realizar ações de natureza sistêmica voltadas à preservação do direito à diversidade e ao cumprimento efetivo das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, bem como dos instrumentos legais correlatos.
O evento é orientado pelo compromisso desses núcleos, e dos Institutos Federais como um todo, com a educação inclusiva, isto é, uma educação que visa a emancipação de estudantes e a construção de uma sociedade mais igualitária, combatendo todas as formas de discriminação, no que diz respeito às identidades, como raça, classe, gênero, etnia, religião, orientação sexual e deficiências.
Acesse:
IV Seminário de Direitos Humanos - Site do evento