Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERNACIONALIZAÇÃO

IFRN promove II Workshop com a Universidade de Coimbra

Evento incluiu palestra e socialização de pesquisa de doutorandos e pós-doutorandos

Publicada em 25/10/2022 Atualizada há 1 ano

Formulário pode ser preenchido até o dia 04 de novembro

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveu no dia 13 de outubro, o II Workshop IFRN DEI/UC 2022 com o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (DEI/UC). A programação incluiu palestra e apresentação de pesquisas de servidores e servidoras do IFRN em doutoramento e pós-doutoramento na universidade portuguesa. O evento ocorreu de forma híbrida a partir da Sala de Atos da Reitoria e via Google Meet.

A mesa de abertura incluiu os professores Francinaide Nascimento, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação; Bruno Lima, da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do IFRN; Marco Vieira, do DEI/UC; e Helber Silva, da comissão organizadora.  

Após a fala dos membros da mesa, ocorreu a palestra sobre o DEI/UC. Na ocasião, o professor Marco Vieira, presente na Reitoria, falou sobre a Universidade de Coimbra, os grupos de pesquisa e as oportunidades de parceria. Em seguida, a professora Deborah Maia apresentou resultados do trabalho sobre "Privacidade em Redes Veiculares utilizando Aprendizado Federado", bem como sua experiência no programa de doutoramento. Na sequência, o professor Leo Silva expôs seu trabalho de doutoramento em "Emoções e Traços de Personalidade na Engenharia de Software" e destacou positivamente o acolhimento que recebeu durante o período em que esteve no DEI/UC. Finalizando o bloco, o professor Helber Silva falou sobre os resultados do estágio pós-doutoral em "Sobrevivência de sistemas críticos" e destacou a possibilidade de derivar linhas de pesquisa para futuros doutorandos. Houve sessão de perguntas e respostas com a audiência, que contou também com outros servidores do IFRN conectados a partir do exterior. Nas palavras do professor Marco Vieira, "os resultados já obtidos demonstram uma parceria de sucesso com o IFRN e sinalizam para o interesse em receber novas turmas".

Levantamento de demanda para nova turma a partir de 2023

Os servidores e as servidoras do IFRN, ocupantes dos cargos de docente e técnico-administrativo do IFRN que atuam ou têm formação na área da Tecnologia da Informação, que vislumbram cursar doutoramento ou realizar estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (DEI/UC), a partir de 2023, no âmbito do acordo de cooperação entre as duas instituições, podem informar à Comissão de interlocutores preenchendo o formulário até o dia 04 de novembro de 2022.

Acesse:

Formulário de Inscrição

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas