Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

IFRN promove I Ciclo Internacional de Conversas com Linguistas Aplicados

Impactar os indicadores de internacionalização do IFRN, no quesito "Impacto na Sociedade", é um dos objetivos do evento

Publicada em 09/09/2021 Atualizada há 1 ano

A primeira conversa do I Ciclo Internacional de Conversas com Linguistas Aplicados do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Cicla/IFRN) foi realizada no dia 09 de setembro, e teve como tema "As (Des)colonialidades no Sul Global". O evento tem como objetivo reunir pesquisadores que debatem, em vertente interdisciplinar/indisciplinar, Linguagem e Educação. Além disso, o Cicla visa o fortalecimento da Linguística Aplicada dentro da instituição, bem como sua contribuição para a formação inicial e continuada de professores de línguas. 

O evento, que é destinado a servidores, discentes da instituição e a comunidade externa, é promovido pelo IFRN, por meio do Núcleo de Pesquisa em Ensino e Linguagem do IFRN (Nupel/IFRN/CNPq) e pelo Grupo de Ensino-Aprendizagem de Línguas (GEL/ IFRN/CNPq). O Cicla conta com o apoio do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol do IFRN, do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino), associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do IFRN. 

Contribuições

O Cicla/IFRN contribui para a integração da Licenciatura em Letras Espanhol, ofertada pelo Campus Natal-Central, com o Mestrado em Ensino, ofertado pelo Campus Mossoró, concretizando a política de interação do Posensino com a graduação, principalmente nos cursos de licenciatura, na Educação Básica. Além disso, a natureza das conversas busca impactar os indicadores de internacionalização do Programa e do IFRN no quesito Impacto na Sociedade, pois as conversas são abertas aos demais membros da comunidade acadêmica interna e externa ao Instituto, de modo a fortalecer a relação entre o Ensino, a Extensão e a Pesquisa, promovendo novos diálogos e ampliando novas parcerias. 

Participações

No primeiro encontro, esteve presente a professora Lívia Márcia Tibas Rádis Baptista, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A mediação da conversa ficou a cargo do professor Samuel de Carvalho Lima, pesquisador no Posensino e Assessor de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) do IFRN, que coordena o evento com a professora Girlene Moreira da Silva, assessora de Acordos e Intercâmbios Internacionais em colaboração técnica na Aseri.

O evento emitirá certificado de 15h aos participantes, considerando 6h de atividades síncronas nos encontros e 9h de atividades assíncronas, para leitura de material disponibilizado aos inscritos (artigos científicos sobre o tema de cada encontro). 

Inscrições

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
servidores

Notícias relacionadas