Abril Indígena
IFRN promove evento sobre povos indígenas
A programação conta com palestra, exibição de documentário e clube do livro; a ação será no dia 30 de abril, no Campus São Paulo do Potengi
Publicada por Ester Macedo em 25/04/2025 ― Atualizada em 25 de Abril de 2025 às 09:48
Na próxima quarta-feira, 30, o Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoverá o evento “Abril Indigína: direito dos povos originários e seu protagonismo na História”. A iniciativa objetiva dar visibilidade às questões indígenas, dentre elas a demarcação de terras e identidade; além de apresentar e debater leituras indígenas.
A ação é promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e propõe ser um ponto de partida para discussões sobre uma educação comprometida com a diversidade cultural nos cursos da educação básica, técnica e superior. O evento busca fortalecer ações afirmativas e garantir os direitos de grupos étnicos historicamente marginalizados.
De acordo com o organizador do evento e professor de História, Júlio Alencar, a proposta desse evento é visibilizar: “Ao longo da história do nosso estado, a presença indígena tem sido tratada como algo do passado. O objetivo do evento é justamente trazer essa discussão para o presente, destacando as questões atuais vividas por essas populações no RN”, explicou.
Júlio ainda acrescentou que a ação irá somar no aprendizado dos estudantes: “queremos oferecer uma nova forma de enxergar essas populações, contribuindo na desconstrução de estereótipos e promovendo uma reflexão sobre a diversidade étnica presente em nosso estado”.
Programação
As atividades serão divididas em dois turnos, manhã e tarde, com apresentação de palestras, exibição de documentário e discussões no clube de livros. Os convidados serão Luiz do Katu, Cacique Potiguara no território Katu e professor indígena de etnohistoria nas escolas indígenas em Goianinha e Canguaretama; Cadu Araújo, educador e xamã; Ariela Sales, professora de Língua Portuguesa e Literatura, e atual coordenadora do Neabi no Campus Lajes; e Amanda Simpatia, descendente de indígena Potiguara, geógrafa e cordelista.
Manhã
10h30 - Palestra: A demarcação de terras indígenas no RN.
Tarde
13h - Exibição do documentário “Ex-Pajé” e bate papo sobre identidade indígena;
14:50 - Clube do Livro: leituras indígenas.
