Pesquisa
IFRN promove equidade de gênero na ciência
Oportunidade de fomento às pesquisas de jovens cientistas é financiada pela PROPI; submissões abertas até 13 de maio
Publicada por Ester Macedo em 06/05/2025 ― Atualizada em 6 de Maio de 2025 às 15:27
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou o edital n°14/2025, referente a oportunidade de financiamento de projetos de pesquisa e inovação às mulheres pesquisadoras da instituição. A ação se relaciona à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Igualdade de Gênero (ODS 5) e Educação de Qualidade (ODS 4).
O intuito é despertar nas mulheres pesquisadoras a vocação científica e estimular a formação para a pesquisa e a inovação, visando à equidade de gênero na ciência e a elevação da qualidade de soluções aos problemas da sociedade em acordo com os arranjos produtivos locais.
Mulheres na pesquisa
Os números evidenciam a persistente barreira e baixa representatividade para as mulheres e meninas, principalmente em áreas consideradas predominantemente masculinas. Por este motivo é importante refletir sobre a presença, a atuação e os desafios que as mulheres enfrentam dentro do universo acadêmico e das ciências exatas.
A professora e pró-reitora da Propi, Francinaide Nascimento, destacou os objetivos: “queremos sanar a lacuna de autoridade das mulheres, histórica e estruturalmente construída, e promover a igualdade de gênero ao dar poder às mulheres e meninas para realizarem seu potencial criativo, seja na ciência ou em qualquer outro espaço social".
Submissão
Pesquisadoras regularmente matriculadas em qualquer nível da Instituição podem se candidatar a uma das 22 bolsas disponíveis. As propostas devem ser submetidas até o dia 13 de maio, por meio do preenchimento e envio dos formulários disponíveis no SUAP.
Para mais informações, acesse o edital.