Gestão
IFRN promove encontro entre rede de grêmios e representantes da reitoria
O encontro buscou estabelecer um canal aberto de comunicação entre ambas as partes
Publicada por Giovanna Alves em 01/08/2023 ― Atualizada há 1 ano, 4 meses
Nesta quinta-feira (27), aconteceu, na reitoria do IFRN, o encontro entre a rede de grêmios e os representantes das pastas sistêmicas para discussão de temas relevantes para o movimento estudantil e a gestão da instituição.
Objetivo
A reunião buscou proporcionar um espaço de diálogo entre os estudantes e os órgãos administrativos do IFRN, onde as vozes dos discentes pudessem ser ouvidas e suas demandas abordadas. O encontro estabeleceu um canal aberto de comunicação entre ambas as partes, visando uma gestão mais participativa e alinhada com as necessidades da comunidade estudantil.
O Reitor do IFRN, Professor José Arnóbio de Araújo, também presente na reunião, destacou a relevância dessa aproximação com os estudantes e a importância de suas contribuições no processo de tomada de decisões.
"A inclusão dos estudantes é fundamental para que eles entendam como funciona a máquina administrativa, como os processos funcionam e até que ponto as demandas podem ser atendidas, além de aproximar a reitoria dos alunos”, destaca.
Temas abordados
Dentre inúmeras pautas, estiveram presentes assuntos como a finalização do processo, anteriormente iniciado, de regularização dos documentos das entidades e dos grêmios. Além disso, foram discutidos temas como projetos político-pedagógicos de diversos Campi, fardamentos, a inserção dos estudantes nas comissões locais, além da retomada das discussões acerca do processo de revisão das ofertas de cursos e programas educacionais. Também foram encaminhadas, reuniões posteriores acerca de temas que não puderam ser finalizados.
Resultados
Os membros dos grêmios estudantis, bem como os representantes da gestão dizem estar satisfeitos com a maneira que foi conduzida o encontro e com as resoluções dadas às pautas apresentadas.
“Fomos atendidos, e acredito que bem contemplados. Alguns estudantes já entraram na comissão central/própria das revisões, e a rede de Grêmios está se organizando junto às agremiações para a inserção dos estudantes nas comissões locais além de ter deixado encaminhadas reuniões posteriores.” conta José Alexandre Monteiro, atual presidente da Regif.