Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Capacitação

IFRN promove curso de administração escolar para gestores

O curso teve início nesta quarta (6), inspirado em resultado de pesquisa de doutorado

Publicada em 07/07/2016 Atualizada há 12 meses

Psicólogas Cíntia Gouveia e Monique Leitão são as responsáveis pelo primeiro módulo

Com o objetivo de alinhar as metas para uma administração estratégica da Instituição, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN está promovendo o Curso de Administração Escolar para Gestores. A capacitação teve início nesta quarta (6), no Campus Natal-Zona Norte, e contou com a participação do reitor do Instituto, Wyllys Farkatt Tabosa, de diretores, coordenadores, chefes e assessores.

O curso foi inspirado na tese do servidor Francisco Mariz Fernandes, desenvolvida através de cooperação com a Universidade do Minho, em Portugal. Em sua pesquisa, ele constatou que o IFRN ainda está em processo de construção de sua identidade e que os próprios gestores não chegam a um consenso quanto a isso. A consideração veio da análise de entrevistas aplicadas aos gestores.

"Os últimos 8 anos foram de crescimento. Cabe-nos agora fazer o trabalho de consolidação da nossa identidade. Precisamos perguntar e responder: qual o nosso papel?", destacou o reitor Wyllys Farkatt Tabosa. Ele explicou ainda que a mudança de gestão da Instituição, efetivada em maio deste ano, foi outro motivo para a realização do curso. "Temos muitos colegas assumindo agora funções de gestão", completou.

O Curso de Administração Escolar se dará em 3 módulos. O primeiro, que acontece até sexta-feira no Campus Zona Norte, é intitulado "Integração de equipes", ministrado pelas psicólogas Cíntia Gouveia, da Reitoria, e Monique Leitão, professora do Campus Natal-Cidade Alta. Em relação às expectativas sobre o curso, a professora Gerluzia de Oliveira Azevedo, diretora do Campus Parelhas, falou sobre a necessidade de unificar as decisões entre os campi. Já Pollyana Araújo, diretora do Campus Lajes, apontou como necessário definir os discursos quanto ao esclarecimento sobre a função social do IFRN. "Precisamos ainda trabalhar para que não haja a desconstrução do que há de positivo no Instituto", comentou Hélio Henrique Pinheiro, diretor-acadêmico do Campus Mossoró.

Os próximos 3 módulos, "Autonomia e descentralização", "Avaliação e gestão organizacional" e "Planejamento institucional", acontecem até o final do ano. Estão inscritas no curso cerca de 60 pessoas.

Acesse:

Racionalidades e ambiguidades da Organização Instituto Federal: o caso Rio Grande do Norte

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas