Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Saúde Mental

IFRN promove capacitação sobre saúde mental no ambiente escolar

Encontro discute estratégias de acolhimento e manejo de situações de urgência

Publicada por Mirelly Sampaio em 05/09/2025 Atualizada em 10 de Setembro de 2025 às 13:35

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) iniciou, nesta quinta-feira (04), a programação da Capacitação em Saúde Mental no Ambiente Escolar. A iniciativa é promovida pela Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae) e pela Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass), em parceria com o Projeto Toque de Vida, coordenado pela psicóloga Milla Marinho.

Encontro reuniu servidores de todas as categorias profissionais dos 22 Campi do IFRN
Encontro reuniu servidores de todas as categorias profissionais dos 22 Campi do IFRN

O encontro de abertura contou com a participação de servidores de todas as categorias/áreas profissionais de todos os campi do IFRN. No 1º dia, foram trabalhadas as seguintes temáticas: “Perdas e luto na Escola”, ministrado pelas psicólogas Milla Marinho e Jeannine Marinho.

Já no 2º dia foram trabalhadas as seguintes temáticas: Ansiedade: Manejo em situações de crise na escola, ministrada pelo Médico Psiquiatra, Adriano Araújo, A comunicação como recurso de cuidado, ministrado pelas facilitadoras: Milla Marinho e Jeannine Marinho e ainda as temáticas de Regulação Emocional e Mindfulness, ministradas respectivamente, pelos facilitadores: Milla Marinho e Rafael Danuzio.

Segundo a diretora da Digae, Valéria Regina, a capacitação visa formar comitês de crise em cada campus e elaborar protocolos para o manejo de situações de urgência e emergência em saúde mental. “A ideia é que, ao final da formação, os comitês estejam preparados para lidar com situações de ansiedade, autolesão, risco de suicídio e outras demandas recorrentes nas escolas”, explicou.

Durante o encontro, a assistente social do Campus Ceará-Mirim, Carina Fernandes, afirmou: “Percebemos que muitas coisas mudaram, surgiram novas demandas e desafios, especialmente na área de saúde mental. Sinto que essas demandas estão se intensificando, por isso, precisamos nos capacitar, trocar experiências e nos preparar.”

Durante o primeiro dia de evento, a psicóloga Milla Marinho ressaltou que a saúde mental vai além da ausência de diagnósticos, envolvendo o cotidiano e os desafios enfrentados por educadores em ambientes de trabalho. Milla enfatizou a importância de reconhecer sinais de sofrimento, e de buscar apoio contínuo, garantindo cuidado tanto para si quanto para estudantes.

Psicólogas Milla Marinho e Jeannine Marinho. Foto: Eduardo Fernandes
Psicólogas Milla Marinho e Jeannine Marinho. Foto: Eduardo Fernandes

Programação

  • 04/09/2025 – 14h às 18h – Sala de Atos (Reitoria)
  • 05/09/2025 – 8h às 12h – Sala de Atos (Reitoria)
  • 18/09/2025 – 14h às 18h – Auditório da Reitoria
  • 19/09/2025 – 8h às 12h – Auditório da Reitoria
  • 25/09/2025 – 14h às 18h – Auditório da Diac (CNAT)
  • 26/09/2025 – 8h às 12h – Auditório da Diac (CNAT)

Projeto Toque de Vida

O Projeto Toque de Vida, criado no final de 2024, promove capacitação e desenvolve ações voltadas à saúde mental e física no ambiente escolar. Entre os temas abordados estão ansiedade, bullying e cyberbullying, autolesão, prevenção e posvenção do suicídio, dependência tecnológica, além da elaboração de protocolos de enfrentamento e acompanhamento. A etapa final será dedicada à construção e implementação de um protocolo institucional de saúde mental, com consultorias periódicas.

Você não está só

Se você está passando por momentos difíceis relacionados à saúde mental, procure ajuda. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento gratuito e sigiloso, 24 horas por dia, pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

Palavras-chave:
Projeto Toque de Vida Capacitação Saúde mental Setembro Amarelo