Escritório de Projetos

IFRN promove capacitação para o Escritório de Projetos

Qualificação visou a implementação do Escritório de Projetos e sua organização

Publicada em 14/03/2022 Atualizada há 1 ano

Preparação teve como tema "Escritório de Projetos: como construir".

Na última semana, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveu discussão acerca de capacitação para o novo Escritório de Projetos. A qualificação foi realizada pela sócia-diretora da Surya Projetos e vice-presidente do Instituto Eckart, Clarice Ficagna, responsável pelos projetos de restauração de patrimônio e incentivos fiscais e de convênios, federais e internacionais.

A capacitação teve o objetivo de promover o preparo de todos e todas que estarão envolvidos no Escritório de Projetos. As discussões foram relacionadas à estruturação do setor, da captação de recursos e da organização de seus integrantes. Estiveram presentes os gestores e as gestoras das Pró-Reitorias do IFRN.

Para a assessora de Projetos Estratégicos da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes), Anna Catharina da Costa Dantas, a qualificação é importante para a organização do setor e é baseada em objetivos diversos. “Não só sobre a captação de recursos, mas, também, a estruturação do Escritório de Projetos: o que é preciso, como deve funcionar, quais pessoas precisam estar envolvidas”, contou.

Primeiras ações a estruturação

Em janeiro deste ano de 2022, foi realizada a primeira reunião para discutir as ações de estruturação do Escritório de Projetos do IFRN. Na oportunidade, o assessor de Projetos Especiais da Diretoria de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Ditec/Propi), professor Moisés Souto, apresentou as ações. Na época, o assessor declarou que o Escritório articula "uma série de iniciativas visando a expansão das ações de projetos inovadores do IFRN, contribuindo com a consolidação do ecossistema de inovação".

Equipe do Escritório de Projetos

Neste momento, ainda não há uma estrutura definida do corpo administrativo do Escritório; os gestores e as gestoras das Pró-Reitorias, coordenados pela Prodes, formarão uma equipe que conduzirá o setor. A administração inicial será difusa, até haver formação específica para o grupo que atuará no Escritório de Projetos, responsável por promover a padronização da governança, a gestão de processos e projetos e a captação de recursos com vistas a ações de empreendedorismo e inovação no IFRN.

servidores