Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Graduação

Cursos tecnólogos: IFRN promove articulação que amplia aceitação em concursos públicos

Alterações ainda precisam passar pela sanção do governo

Publicada em 30/11/2022 Atualizada há 1 ano

Inserção no mundo do trabalho de estudantes egressos é um dos objetivos da ASREMT.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho (ASREMT), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), participou da articulação inicial para que o nível tecnólogo seja requisito para ingresso do concurso nos quadros de praças (policiais, bombeiros, profissionais da Saúde e músicos). 

O Projeto de Lei (PL) que altera os requisitos foi aprovado por unanimidade no dia 22 de novembro de 2022. A corporação, até então, aceitava apenas os níveis de bacharelado e licenciatura, não permitindo o nível tecnólogo. 

A mudança é fruto de uma iniciativa pelo IFRN, que acionou o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa, mostrando que, de acordo com o Ministério da Educação, "os cursos superiores de tecnologia ou graduações tecnológicas são cursos de graduação plena como quaisquer outros cursos de licenciatura ou bacharelado”. Sendo assim, seus diplomas têm validade nacional. 

Gabriela Bruno, atual assessora da ASREMT, acredita que “a inclusão do nível tecnólogo aos requisitos converge nesse nosso papel, já que essa articulação levou em conta que estes cursos compõem muitas ofertas do IFRN”. A profissional salienta, ainda, que a discussão foi iniciada há algum tempo, ainda na gestão do seu antecessor, Victor Varella.

 

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas