Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campi Ceará-Mirim e Natal-Zona Norte

IFRN promove ações solidárias em escolas públicas na região do Mato Grande

A ação beneficiou escolas da rede estadual com novos computadores

Publicada em 23/01/2020 Atualizada há 12 meses

Em 2019, o Manutenção Itinerante atendeu escolas públicas

Durante o ano de 2019 alunos do curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática (MSI), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, dos Campi Ceará-Mirim e Natal-Zona Norte, participaram de ações beneficentes nas escolas públicas das cidades de Ceará-Mirim, Taipu e Poço Branco. O projeto é uma parceria dos Núcleos de Extensão e Prática Profissional (NEEP), das duas unidades do IFRN, com apoio do programa E- Lixo.

Ao longo do projeto, os estudantes utilizaram os laboratórios das escolas, trabalhando com manutenção e configuração de redes de computadores e configurações de tablets. Além do trabalho de recuperação de computadores antigos, os estudantes bolsistas e voluntários realizaram doações de peças e suprimentos de informática reciclados e recuperados.

Manutenção Itinerante

O projeto, intitulado Manutenção Itinerante, tem esse nome por seu caráter volante, ou seja, a iniciativa não tem base física, atendendo instituições públicas, a exemplo da Escola Estadual Aldo Fernandes, em Ceará-Mirim, e a Escola Clotilde Lima, na cidade de Taipu, na região do Mato Grande. Coordenado pelos professores Isaac Danilo e Hadley Magno, do Campus Ceará-Mirim, e Ailton Torres, do Campus Natal-Zona Norte, o Manutenção Itinerante busca dar apoio técnico às instituições que precisam. “Além disso, tem como objetivo aperfeiçoar o conhecimento dos estudantes na área de informática”, disseram os coordenadores.

Metodologia

O E-Lixo se constitui em um espaço de prática profissional aos estudantes dos cursos técnicos em Eletrônica, Informática e Manutenção e Suporte em Informática. O Projeto ainda promove treinamentos, palestras e pesquisas relacionadas ao tema. A iniciativa oferece também assistência técnica a servidores e alunos do Campus Natal-Zona Norte, no que diz respeito a equipamentos eletroeletrônicos.

Palavras-chave:
ensino
extensao
servidores

Notícias relacionadas