IFRN promove 1º Encontro Compartilhando Saberes Gerenciais

Série de reuniões, organizadas pela Prodes, acontecem no Campus Natal-Central

Publicada em 25/11/2021 Atualizada há 1 ano

Próximos encontros estão agendados para os dias 6 e 7 de dezembro de 2021. Foto: Max Praxedes

Na última quarta-feira, dia 24 de novembro, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento do Institucional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Prodes/IFRN) promoveu o primeiro de uma série de três encontros que fazem parte do “1º Encontro Compartilhando Saberes Gerenciais”, evento que tem como objetivo desenvolver habilidades de planejamento estratégico da equipe gestora.

O evento tem, também, os objetivos de capacitar a equipe gestora a avaliar o atual Plano de Desenvolvimento Institucional; Avaliar as atividades, projetos e ações em desenvolvimento nos diversos setores do Instituto; Analisar os atuais indicadores de desempenho a partir da análise crítica dos resultados; e preparar a equipe para a primeira revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026.

Resultados Esperados

Os encontros promovidos pela Prodes/IFRN buscam resultados como: Aperfeiçoamento gerencial do grupo gestor; Disseminação da cultura de construção coletiva do planejamento participativo; Apropriação dos principais indicadores relacionados ao Ensino, Pesquisa e Extensão; e Aptidão ao desenvolvimento da proposta final de revisão do PDI.

Primeiro dia de evento

Sediado no Campus Natal-Central do IFRN, o primeiro dia do evento foi dividido em dois momentos: o primeiro com uma abordagem motivacional, com mesa redonda para sensibilização e conscientização da importância do planejamento como saber gerencial fundamental para os cargos de gestão do Instituto. A primeira parte foi mediada por Antônia Silva, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; pelo professor do Campus Avançado Lajes, Robercy Silva; e Solange Thomaz, estatística lotada da Reitoria do IFRN.

No segundo momento, a gestão de tempo foi abordada pelo psicólogo Rafael Chaves, lotado no Campus Ipanguaçu do IFRN. De acordo com a cartilha do evento, a “gestão do tempo se resume em aprender a focar apenas no essencial e o estratégico, e dessa forma, qualquer tipo de preocupação que não seja absolutamente estratégica pode e deve ser delegada a outros colaboradores de confiança. E quanto mais atividades diárias forem delegadas, simplificadas e até automatizadas, mais tempo de qualidade os gestores terão disponíveis para dedicarem à organização”.

A estatística Solange Thomaz faz uma avaliação positiva do primeiro dia de evento: "Avaliamos que este primeiro momento foi bastante positivo, com importantes reflexões acerca dos desafios da gestão e estratégias para sua superação. Os próximos momentos, a ocorrerem dias 6 e 7 de dezembro, permitirão aprofundar questões críticas no desempenho das atividades de gestão", destacou.

Fortalecimento e desenvolvimento institucional

Para o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, os cursos de aperfeiçoamento são fundamentais para o desenvolvimento da instituição: "Esses encontros vão servir para que a gente tenha mais conhecimento desses saberes gerenciais e possamos fazer com que o IFRN aprimore, a cada dia, suas ações. É importante destacar que os conhecimentos que chegam aos gestores chegarão, também, à comunidade. Costumo dizer que precisamos trabalhar pensando no futuro, e pensar no futuro é pensar na capacitação de servidores do Instituto. Assim, trabalharemos fortemente para fortalecer nossos programas de Ensino, de Pesquisa, de Extensão e de Gestão de Pessoas", declarou.

“Este primeiro passo que nosso Instituto dá, no sentido de despertar as habilidades gerenciais de seus gestores, é fundamental para a melhoria da nossa qualidade como organização pública. Uma mudança de paradigma do nosso fazer, que em breve nos destacará como uma organização de excelência entre as demais Instituições de ensino", afirmou o professor Robercy Silva.

O evento contará com mais dois encontros que estão agendados para os dias 6 e 7 de dezembro de 2021.

Acesse:

Cartilha do 1º Encontro Compartilhando Saberes Gerenciais