Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

IFRN promove 13º Ciclo de Internacionalização da Pesquisa

Encontro contará com apresentação sobre as possibilidades de colaboração com instituições

Publicada por Giovanna Alves em 26/11/2024 Atualizada há 16 horas, 52 minutos

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promove, no dia 27 de novembro, o 13º Ciclo de Internacionalização da Pesquisa. O evento é uma promoção conjunta da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) e da Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint) e conta com a presença do professor Gilberto Ramos Iduñate, do Instituto Nacional Superior de Professorado e Educação (Inspe) da Universidade Paris-Est Créteil (Upec), na França.

O ciclo marca um momento importante na relação entre o IFRN e a Upec, com a assinatura do Protocolo de Intenções entre as instituições, simbolizando o início de uma nova etapa de cooperação. “A visita do professor Gilberto demonstra a reciprocidade da instituição parceira e sinaliza o início de um novo trabalho conjunto”, destacou o professor Samuel Lima, diretor de Relações Internacionais do IFRN.

Programação

Além da assinatura do protocolo, o evento, que tem início às 9h, na sala 205 da reitoria, e transmissão ao vivo pelo canal oficial do Instituto no YouTube, contará com uma apresentação do visitante sobre as possibilidades de colaboração entre as instituições. A Upec envia o professor Iduñate ao IFRN como contrapartida da visita técnica feita pelo Instituto à universidade francesa em março deste ano, fortalecendo a parceria em prol da pesquisa em rede.

Segundo Samuel Lima, o objetivo do ciclo de internacionalização é aproximar a comunidade acadêmica do IFRN de pesquisadores e oportunidades no âmbito internacional. “Esses momentos promovem o fortalecimento da pesquisa em rede, unindo nossa comunidade acadêmica à de outros países. A pesquisa com parcerias estrangeiras é muito valorizada por órgãos de fomento, como Capes e CNPq, e iniciativas como essa ajudam a consolidar nossas redes e ampliar as potencialidades da instituição”, afirmou.

Acesse:

Palavras-chave:
Propi Internacionalização DNIT

Notícias relacionadas