Interinstitucionalização
IFRN prepara oferta de mestrado interinstitucional com o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul
Proposta será submetida na área de Ensino
Publicada por Giovanna Alves em 04/10/2023 ― Atualizada há 1 ano, 1 mês
Na última segunda-feira (2), representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) reuniram-se com representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) para preparar uma proposta de Mestrado Interinstitucional (Minter) a ser submetida à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Proposta
A proposta será submetida à chamada pública para envio de proposta de projeto de cooperação entre instituições para qualificação de profissionais de nível superior, regida pelo Edital N° 21/2023 da CAPES. A chamada visa avaliar propostas de Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI), por esta Fundação, como condição para a autorização para oferta de turmas de mestrado (Minter) e de doutorado (Dinter), na modalidade acadêmica ou profissional.
Objetivo
Caso a proposta seja aprovada pela CAPES, docentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino) se deslocarão para ofertar componentes curriculares no IFMS. Já os servidores mestrandos do IFMS virão ao IFRN para participar de Seminários e outras atividades. "O Minter permite a criação de redes de pesquisa e expande o alcance das produções dos pesquisadores e estudantes envolvidos", afirmou o professor Avelino.
Para o professor José Arnóbio, reitor do IFRN, a iniciativa é parte dos esforços empreendidos pelo IFRN para trabalhar em Rede. "Ambas as instituições ganham com o trabalho em Rede: nós fortalecemos nossa pós-graduação e o IFMS capacita seus servidores em um curso bem avaliado pela Capes”, relata. Ainda sobre o tema, complementou a profa. Francinaide: "Quando uma instituição nos procura para estabelecimento de um PCI, é sinal de que os nossos programas se tornaram atrativos. É um reconhecimento da qualidade deles”.
Participação
Pelo IFRN, participaram os professores Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Francinaide Nascimento, coordenadora de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e Louize Souza, pesquisadora que apoia os Projetos de Capacitação Interinstitucional (PCI) na PROPI, Chagas Souza, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino) no IFRN, Leonardo Alcântara, possível coordenador do MINTER IFRN-IFMS, caso a proposta seja aprovada. Pelo IFMS, participaram Roselene Oliveira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Ângelo Lourenço, diretor de Pós-Graduação e Raphael Stafoca, coordenador de Pós-Graduação.
- Palavras-chave:
- Interinstitucional Mestrado POSENSINO