Tecnologia e Educação

IFRN participou do I Encontro sobre Transparência Ativa e Indicadores

Evento, realizado em em Brasília, contou com palestra de servidores do Instituto

Publicada por Ester Macedo em 15/05/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) esteve presente, na última quarta (08) e quinta-feira (09), no I Encontro sobre Transparência Ativa e Indicadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), realizado no Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

O encontro teve como objetivo compartilhar conhecimentos e relatos sobre o ciclo de democratização de dados na Rede Federal. O momento também propôs o incentivo à transparência, à participação ativa e ao uso estratégico de informações voltado à comunidade educacional.

Durante o evento, os servidores André Almeida e Solange Marlene Thomaz ministraram palestras. Para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto, Antonia Silva, “os trabalhos compartilhados no evento mostram o compromisso dos nossos servidores em subsidiar o planejamento da instituição para a obtenção de ações efetivas de transformação social”, declarou. Conheça os trabalhos do IFRN apresentados:

No dia 9, André Almeida e Solange Marlene Thomaz ministraram a palestra “Monitor Setec: Evolução, Desafios e Oportunidades na Coleta de Dados Institucionais h3”. Segundo Almeida, o sistema Monitor, utilizado pelo MEC, busca coletar dados em bases institucionais. “O objetivo é subsidiar a geração de indicadores para a Rede Federal, mais especificamente, indicadores sobre o fazer da Extensão, Pesquisa e Inovação”, explicou.

O professor conta que, durante a apresentação, foi abordado o histórico, os desafios e o futuro do projeto, pois, futuramente as informações coletadas das instituições passarão a incorporar a Plataforma Nilo Peçanha (PNP), painel principal que exibe os resultados da Rede Federal à luz de indicadores.

Na oportunidade, a estatística Solange Marlene Thomaz, apresentou uma outra perspectiva da ferramenta: o valor público. “Inicialmente, apresentamos detalhes maiores sobre essa ferramenta e, em seguida, abordei o Decreto N°9.203 de 2017, que determina, para a administração pública, o que é valor público”. Thomaz, então, abordou de que forma a tecnologia atua na geração desse valor. “Nossa premissa básica é de atendimento à sociedade, enquanto instituição federal de ensino. Assim, busquei mostrar como se dá essas ligações, esses mecanismos entre as ferramentas, entre os indicadores e essa contribuição para o valor público”, concluiu.

I Encontro sobre transparência ativa e indicadores

Panorama Geral dos Sistemas SISTEC, Revalide e PNP: Estrutura, Desafios

No segundo dia do Encontro, André Almeida apresentou, em parceria com o professor Poty Lucena, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), a palestra referente ao projeto Revalide, da Plataforma Nilo Peçanha. Ele explica que “todos os anos, a Nilo Peçanha gera o resultado do ano anterior, porém, antes de chegar nessa plataforma, é preciso passar pela etapa conhecida como Processo Revalide e PNP”.

Almeida comenta, ainda, que, desde 2022, o IFRN desenvolve a plataforma, a fim de que seja possível realizar a coleta de informações adicionais e a validação dos dados, com o objetivo de que, ao publicar a PNP, os dados de obtidos auxiliem nas ações futuras do Instituto.

IFRN
transparência