IFRN participou da 29ª edição do Congresso Nacional de Pós-graduandos

Estudantes do Instituto destacam importância do evento e reforçam demandas acadêmicas

Publicada por Max Praxedes em 23/07/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) marcou presença no 29º Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), realizado na cidade de Belo Horizonte (MG), de 11 a 14 de julho de 2024. A instituição foi representada pelos estudantes Ademi Eduardo, Larissa Santos e Renata Sapucaí, mestrandos do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) e membros da Associação de Pós-graduandos – APGIFRN.

Reunindo pós-graduandos de todo o Brasil, o congresso teve como tema: "Construindo um futuro: o papel da pós-graduação no combate às desigualdades, na defesa da soberania e no desenvolvimento do Brasil". Diversos assuntos foram debatidos, incluindo o reajuste anual das bolsas, direitos previdenciários e saúde mental dos estudantes.

O Congresso da ANPG contou com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que reafirmou o compromisso do governo com a pós-graduação brasileira e a valorização do desenvolvimento científico. Em seu discurso, a ministra ressaltou a importância de investir em ciência e pesquisa como pilares para o avanço do país.

29º Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduandos (2024)

Segundo Larissa Santos, pedagoga e estudante do PPGEP, “as declarações da ministra Luciana Santos foram de extrema importância, pois destacaram a necessidade de criar mecanismos para atrair estudantes para a academia e para o desenvolvimento de novas pesquisas. Porém, também, foi evidenciado que o mercado de trabalho brasileiro deixa a desejar, com muitos mestres e doutores buscando oportunidades no exterior por falta de alternativas de emprego no país”.

"Participar do congresso me fez entender a responsabilidade que temos de colocar em pauta nossos interesses e cobrar por melhores condições acadêmicas, tanto no acesso aos cursos de mestrado e doutorado, quanto no exercício da pesquisa. O tema do congresso deixou sua mensagem: reconstruir o país é intensificar o acesso à ciência, à tecnologia e à pesquisa. Isso é pensar na extensão dos Programas de Pós-Graduação e na valorização profissional dos estudantes pesquisadores”, afirmou o mestrando Ademí Eduardo.

“Lutar vale a pena. Vamos batalhar para que essa proposta de reajuste se torne realidade para o CNPq, Capes e todas as outras bolsas de estudo no país e no exterior”, disse Vinícius Soares, presidente reeleito da ANPG.

Congresso ANPG ´Pós-graduação Evento PPGEP