Tecnologia e Informação

IFRN participa pela segunda vez do Hacktoberfest

Evento, celebração mundial da comunidade de desenvolvedores de software de livre, segue até 31 de outubro

Publicada em 07/10/2020 Atualizada há 12 meses

Sessões vão até o dia 31 de outubro

Hacktoberfest é uma celebração mundial da comunidade de desenvolvedores de software de livre (código aberto). Realizada durante o mês de outubro para incentivar a contribuição em projetos, o evento é aberto para qualquer pessoa participar: desenvolvedores, estudantes aprendendo a programar, organizadores do evento ou companhias (de qualquer tamanho) podem ajudar no desenvolvimento de software de livre e fazer contribuições para o crescimento da comunidade.

Segundo Pedro Baesse, em 2019, professores do Campus Ceará-Mirim organizaram sessões de "mão na massa prática" e acompanhamento entre estudantes do Campus. Em 2020 - em função da pandemia de COVID-19 - a Hacktoberfest 2020 Edição IFRN - será remota e aberta para estudantes de todo o Instituto. "Participando do evento é possível colaborar com software livre, melhorar seu perfil no Github, ganhar uma camisa, adesivos e plantar uma árvore", disse Pedro, um dos organizadores do evento no Instituto. Para ele, mesmo quem não sabe programar pode participar, pois, "seja qual for o conhecimento e a habilidade da pessoa, ela é encorajada a aceitar e completar o desafio", complementou.

Participação

Estudantes que quiserem participar, terão tutoria, auxiliando de forma remota. A primeira sessão de hacking foi dia 03/10 no canal da Twitch do professor Adorilson, do Campus Ceará-mirim  As demais sessões ocorrerão até o dia 31 de outubro, em dias e horários a combinar com os demais participantes e tutores.

Maiores detalhes, diretamente com a organização e o tutores no grupo de Telegram do evento.

Software Livre

O Hacktoberfest é uma iniciativa da empresa DigitalOcean, além de outros parceiros, que envia brindes, como camisa, adesivo e vouchers dos seus serviços para aqueles que completam o desafio. Porém, este ano os participantes têm a opção de escolher entre receber a camisa ou a empresa plantar uma árvore. Aos participantes da Edição IFRN está sendo sugerido, caso eles queiram receber a camisa, que após receberem plantem uma árvore em seus campi.

"Lembrando que as contribuições são feitas através da plataforma de hospedagem de código fonte de software livres (código aberto) Github, uma das maiores e mais conhecidas. Ter um perfil nesta plataforma pode ser um diferencial em uma seleção de emprego e mesmo estágio", destacou Pedro, por fim.

Portal Hacktoberfest

Telegram Hacktoberfest