JIF'S

IFRN participa dos Jogos dos Institutos Federais (JIF)

Edição 2022 é realizada em São José do Rio Preto (SP)

Publicada em 29/11/2022 Atualizada há 12 meses

Edição deste ano acontece de 28 de novembro a 2 de dezembro

Mais de 2 mil jovens estudantes estão reunidos - entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro - para a realização da edição 2022 dos Jogos das Instituições Federais (JIF). A competição desse ano está acontecendo em 13 centros esportivos na cidade de São José do Rio Preto, localizada no estado de São Paulo. Ao todo, são onze modalidades em disputa, contando com a participação das delegações de 31 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de todas as regiões do país.

A novidade deste ano na programação é o ajuste dos horários das partidas, tendo em vista a realização da Copa do Mundo no mesmo período. Algumas adequações estão sendo feitas para não coincidir com os jogos da Seleção Brasileira. Apesar de as disputas da maioria das modalidades serem iniciadas na segunda-feira (28), a cerimônia de abertura acontece nesta terça-feira, dia 29, quando todas as delegações já estarão presentes. A cerimônia será realizada no Centro de Eventos Municipal. A comunidade do IFRN pode acompanhar o dia-a-dia da competição através das redes sociais do Instituto.

IFRN no JIF’s

Presente à abertura, o professor Arnóbio Filho, reitor do IFRN, falou sobre a importância dos jogos “desde 2019 Que a gente não participava da edição dos jogos em função dos cortes orçamentários, além de, em 2021, o evento não ter sido realizado devido a pandemia. Vejo a importância da  participação dos nossas alunas e alunos na competição como algo fundamental, seja pela troca de cultura, ao entrar em contato com pessoas de todas as regiões do país e tem a possibilidade de conhecer um outro estado, seja pela possibilidade de experimentar novos conceitos e vivências através do esporte: saber ganhar, saber perder, espírito de equipe e liderança. O esporte é uma das principais plataformas de emancipação que o estudante pode ter durante seu período de formação ”.