Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Educação

IFRN participa do lançamento do Programa Nova Escola Potiguar

Evento aconteceu na manhã da última sexta-feira (30), na Escola do Governo do RN, em Natal

Publicada em 02/08/2021 Atualizada há 1 ano

Imagem cedida

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou, na manhã da última sexta-feira (30), do evento promovido pelo Governo do Estado para o lançamento do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP). A iniciativa prevê a reforma e construção de escolas estaduais, além da instalação de 12 novas unidades do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN). 

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, o programa irá capacitar os profissionais da educação e modernizar a gestão escolar: "Trata-se de uma verdadeira revolução que será promovida no ensino do Rio Grande do Norte, com a expansão e fortalecimento da rede estadual. Estamos falando de um investimento de 400 milhões de reais. Serão 182 escolas contempladas. Aumentaremos a oferta de vagas, dando foco na educação profissional e no combate ao analfabetismo", declarou a governadora.

Representando o IFRN, o assessor de Extensão e de Relações Internacionais, Samuel Lima, destacou que a Instituição está de portas abertas e disposta a colaborar para o sucesso do Programa: “Levei os melhores cumprimentos do nosso reitor, o professor José Arnóbio, à governadora Fátima Bezerra, parabenizando-a pelo lançamento do Programa Nova Escola Potiguar, que fortalecerá a Educação no Estado. A governadora sempre defendeu o IFRN, reconhecendo-o como uma instituição de excelência e hoje encara o desafio de promover o Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN)”, declarou.

Nova Escola Potiguar

O PNEP possui cinco eixos, sendo o primeiro deles o IERN, que terá o mesmo modelo dos Institutos Federais, segundo o Executivo. Os novos campi serão construídos e mantidos pelo Estado. Até o final de 2022 serão criadas 12 unidades do IERN, que vão funcionar dentro do conceito de sustentabilidade, com uso de energia fotovoltaica e reuso de água. Os Institutos serão instalados nas cidades de Alexandria, Areia Branca, Campo Grande, Jardim de Piranhas, Mossoró, Natal, Santana do Matos, São José de Mipibu, São Miguel Tangará, Touros, e Umarizal. De acordo com o Portal do Governo do RN, o investimento será de R$ 400 milhões em construção física de novas escolas, além de reformas, aquisição de equipamentos, capacitação/formação continuada de educadores e redução do analfabetismo. 

Acesse:

Apresentação do Programa Nova Escola Potiguar 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas