Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

I Encontro Nacional dos Centros de Línguas da Rede Federal

IFRN participa do I Encontro Nacional dos Centros de Línguas da Rede Federal

Evento aconteceu em Foz do Iguaçu (PR) e discutiu diretrizes para a política linguística da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Publicada por Giovanna Alves em 21/05/2025 Atualizada em 21 de Maio de 2025 às 14:07

Entre os dias 14 e 16 de maio de 2025, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, sediou o I Encontro Nacional dos Centros de Línguas da Rede Federal. O evento teve como objetivo central discutir as políticas e práticas de implementação e desenvolvimento dos Centros de Línguas nas 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, representadas pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif).

1° Encontro Nacional dos Centros de línguas da Rede Federal
1° Encontro Nacional dos Centros de línguas da Rede Federal

A delegação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) contou com a participação do Diretor Sistêmico de Internacionalização, professor Samuel Lima, e do Assessor de Políticas Linguísticas, professor Bruno Rafael Costa. Ambos representaram o Instituto nos espaços de diálogo e construção coletiva em torno da política linguística da Rede.

Comitiva do IFRN
Comitiva do IFRN

A programação do encontro ocorreu em dois locais: no Itaipu Parquetec e no Campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Durante os três dias, gestores de Centros de Línguas e de Internacionalização, coordenadores e professores de cursos de línguas, além de palestrantes convidados, debateram estratégias para a consolidação dos centros, o fortalecimento das políticas de ensino de línguas estrangeiras e a ampliação do ensino de português como língua adicional.

Segundo o professor Samuel Lima, a participação no evento foi estratégica para o IFRN:

“Esse espaço possibilitou aprendizagens com os pares que serão fundamentais para a implementação do Centro de Línguas no IFRN, considerando diretrizes e alinhamentos nacionais desenvolvidos em rede.”

Samuel Lima

Na mesma linha, o professor Bruno Rafael Costa destacou a necessidade de ampliar e diversificar a oferta de línguas nos institutos federais:

“Precisamos melhorar a oferta de ensino de línguas estrangeiras, não somente do inglês, mas sobretudo do espanhol, além de fomentar o ensino de Português para Estrangeiros em parceria com instituições internacionais. Esse é um passo fundamental para o avanço do processo de internacionalização em nossas instituições.”

Bruno Rafael Costa

No encerramento do encontro, foi definida a sede da próxima edição do evento, que acontecerá em 2027 no Instituto Federal do Acre (IFAC). Também foi elaborada uma carta aberta à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), reivindicando apoio para a criação de uma Política Linguística para a Rede Federal, investimentos em laboratórios de línguas e adequações na carga horária docente para atuação nos Centros de Línguas.

Palavras-chave:
I Encontro Nacional dos Centros de Línguas da Rede Federal Língua Portuguesa Parceria

Notícias relacionadas