IFRN participa do Connepi 2016 com delegação de 221 estudantes e servidores

Abertura oficial do evento aconteceu na noite desta terça-feira (6), em Maceió

Publicada em 07/12/2016 Atualizada há 1 ano

Parte da delegação do IFRN após a cerimônia de abertura do Connepi 2016

Com estudantes e servidores de 18 instituições federais de ensino, durante toda semana, Maceió será o centro da ciência e da tecnologia das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Com início na noite desta terça-feira (6), o IFAL realiza até sexta (9) o XI Congresso Norte Nordeste de Iniciação Científica, evento promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O IFRN participa do Congresso com uma das maiores delegações: são 221 estudantes e servidores, que apresentarão cerca de 200 projetos científicos, tecnológicos e culturais das diversas áreas do conhecimento.

Para o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, esses números são uma mostra do que o Instituto vem desenvolvendo em benefício da sociedade potiguar. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto, Márcio Azevedo, acrescenta: "os trabalhos apresentados neste congresso são resultados de pesquisas aplicadas a necessidades reais da população. Os Institutos Federais são um berço de tecnologia, inovação e cultura".

Estão em Maceió para participação no Connepi delegações de 19 dos 21 campi do Instituto. São 186 estudantes, acompanhados por 41 servidores, entre professores e técnicos administrativos. A maioria dos servidores são coordenadores de Pesquisa dos campi, além de alguns dos orientadores dos trabalhos apresentados. "Em uma ação conjunta entre Pró-Reitoria de Pesquisa e Diretoria de Atividades Estudantis, organizamos a primeira delegação, com cerca de 70 estudantes e servidores. Os campi se articularam colaborativamente para trazer mais estudantes, uma vez que o número de trabalhos aceitos foi grande", explicou o diretor de Atividades Estudantis, Erivan Sales do Amaral.

O Connepi é o maior evento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Ele dá a oportunidade a estudantes das Instituições da Rede apresentarem seus trabalhos através de banners, exposições orais, além do Desafio de Ideias e da Mostra Tecnológica. O IFRN participará de todas as modalidades. Em banners, foram 185 propostas selecionadas. Nas exposições orais, são 35 trabalhos, número que corresponde a 10% do total selecionado. As duas formas de apresentação acontecem da quarta à sexta-feira.

Desafio de ideias

No Desafio de Ideias, o IFRN teve 3 trabalhos classificados. O Campus Santa Cruz será representado pelas pesquisas "Chuveco: chuveiro ecológico controlado por arduíno" e "Tecnologia embarcada para defesa de ataques DDOS". Já o Campus Natal-Central classificou o trabalho "Oneblood - salve uma vida hoje". O Connepi recebeu as inscrições de mais de 600 propostas, das quais 40 foram selecionadas na primeira fase.Os 3 projetos do IFRN fazem parte do grupo de 15 trabalhos selecionados para a fase final do desafio, que acontece nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de dezembro, na Sala Graciliano Ramos.

Mostra Tecnológica

Na Mostra Tecnológica, também foram 3 trabalhos selecionados: "Aplicativo 'Ask Biology'", do Campus Macau, "Estudo da influência da cinza de olaria, in natura e submetida a queima, na resistência de argamassas para revestimento e concretos estruturais", do Campus São Gonçalo do Amarante, e "Mirar - Óculos guia para auxílio à deficientes visuais", do Campus Zona Norte. Os trabalhos da Mostra serão apresentados na quinta e sexta-feira, 8 e 9 de dezembro, nas Salas Hermeto Pascoal.

Acesse:

Connepi 2016