IFRN participa de workshop promovido pela Agência Espacial Brasileira

Objetivo do encontro foi apresentar a pesquisadores e gestores projeto de articulação nacional

Publicada em 28/01/2021 Atualizada há 1 ano

Renião aconteceu na Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN

Na manhã desta quarta-feira (28), um grupo de pesquisadores e gestores do IFRN participou de workshop promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), Unidade Regional de Natal. O encontro teve o objetivo de apresentar o projeto "Constelação Catarina". O projeto busca integrar os estados brasileiros para o desenvolvimento de tecnologia espacial, com o lançamento de satélites que atendam as necessidades do país e promovam a sua soberania no âmbito internacional.  O workshop aconteceu de forma presencial, no auditório da Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN, onde os participantes puderam manter os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Da AEB, a reunião contou com a mediação do coordenador da Unidade Regional Natal, Marco Antônio Vieira, apresentação por vídeo do diretor geral da EAB, Carlos Augusto Moura, e palestra do diretor de Governança do Setor Espacial, Cristiano Trein. Do IFRN, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Neto; a pró-reitora de Extensão, Denise Momo; o diretor-geral do Campus Natal-Zona Norte, Edmilson Campos; o diretor-geral do Campus Parnamirim; Paulo Vitor Silva; a assessora de Comunicação Social e Eventos da Reitoria, Clara Bezerra, e os pesquisadores Credson Isaac Lopes; João Maria do Nascimento e Moisés Souto.

De acordo com o diretor de Governança do Setor Espacial, a "Constelação Catarina" propõe um trabalho integrado em benefício do país. Planejado em 4 fases, que devem iniciar em 2022, o projeto deve lançar satélites no espaço que contribuam com serviços de meteorologia, observação, comunicação e posicionamento. Os serviços podem ser aplicados na defesa civil, na agropecuária, indústria pesqueira, setor elétrico, segurança de barragens e outros.

Para ele, a pesquisa acadêmica é essencial para o sucesso do projeto. O IFRN já tem parceria com a AEB, Unidade Regional de Natal, através do trabalho desenvolvido pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Os pesquisadores e gestores do Instituto vão trabalhar no levantamento dos trabalhos de pesquisa e inovação da Instituição que possam colaborar com o projeto "Constelação Catarina", visando a possíveis colaborações.

O workshop contou também com representantes do Governo do Estado do RN, Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), UFRN, UnP, coordenação espacial do INPE, Prefeitura de Parnamirim e Federação da Indústria do RN (FIERN).