Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Inovação

IFRN participa de reunião regional de pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação

Encontro ocorreu entre 10 e 12 de agosto, na Universidade do Sudoeste da Bahia

Publicada em 02/09/2022 Atualizada há 1 ano

Encontro nacional ocorrerá em novembro deste ano e será sediado em Aracaju, na Universidade Federal de Sergipe.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), participou do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) que ocorreu entre 10 e 12 agosto, sediado na Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb). O evento aglutinou gestores das instituições de ensino superior da Região Nordeste e a Diretoria do Foprop.

A programação do evento contou com mesas temáticas de importância ao planejamento estratégico das ações de Pesquisa e Inovação para a Região Nordeste. A palestra de abertura, intitulada "A pesquisa por missão e em rede: compromisso do CNPq com o desenvolvimento do país", foi proferida pelo professor Evaldo Ferreira Vilela, Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram apresentados o orçamento anual e as principais ações fomentadas a partir de editais públicos.

O segundo dia do Fórum foi iniciado com a apresentação da proposta de oferta de um curso de Pós-Graduação com inserção temática no semiárido. Capitaneada pela Uesb, a apresentação das ideias do Grupo de Trabalho teve a participação do professor Cláudio Pinto Nunes, docente da referida instituição. O terceiro e último dia iniciou com a Oficina Finep, ministrada por Marcelo Bortolini, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

Para a professora Francinaide Nascimento, representante do Instituto no evento, a participação do IFRN nas reuniões do Fórum insere a instituição na discussão mais atualizada sobre a Pós-Graduação stricto sensu no Brasil. O encontro nacional ocorrerá em novembro deste ano e será sediado em Aracaju, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Acesse

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação

 
Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas