Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pós-Graduação

IFRN participa de reunião do fórum de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação

Encontro aconteceu na última sexta-feira (4), de forma remota

Publicada em 07/03/2022 Atualizada há 1 ano

O Fórum deliberou sobre a possibilidade de a próxima reunião ocorrer entre os dias 11 e 13 de agosto, em Vitória da Conquista (BA).

Na última sexta-feira, 4 de março, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou da reunião regional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), do qual é instituição associada. Pelo IFRN, participou a professora Francinaide Nascimento, coordenadora de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi). Ano passado, o IFRN já se fez presente no Simpósio Nacional sobre Perspectivas para a Pós-Graduação, igualmente organizado pelo Foprop.

Os representantes regionais do Foprop, professores Cláudio Reichert do Nascimento e  Lucindo José Quintans Júnior, conduziram a reunião, cujo ponto de discussão foram as Diretrizes do Plano Nacional de Pós-Graduação e seus impactos nas ofertas para a região Nordeste. O encontro contou com a participação do presidente nacional, professor Robério Rodrigues Silva, o qual trouxe informes e deu a conhecer sobre o andamento dos Grupos de Trabalho. 

Além disso, foi discutido, brevemente, o formato das atividades  em ofertas stricto sensu, na modalidade Educação a Distância (Ead), a partir das recomendações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Quanto a esse aspecto, ponderou-se acerca da indisponibilidade de informações por parte da Diretoria de Avaliação (DAV) da Capes, no tocante à futuras adesões ao formato pelos programas.

Alinhamento com as discussões do Fórum

A professora Francinaide Nascimento explicou que a participação ativa do IFRN nas reuniões do Foprop se conecta ao Projeto Estratégico Reestruturação da Pós-Graduação, presente no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026: “É extremamente importante estarmos alinhados às discussões deste Fórum, uma vez que a pós-graduação nacional passa por momentos delicados e, internamente, trabalhamos para fortalecer os cursos já existentes e preparar ofertas sólidas”, destacou. 

O professor Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, acrescentou: “Além disso, o Nordeste do Brasil busca corrigir assimetrias e consolidar a interiorização de cursos stricto sensu para os quais o apoio a partir do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap), por exemplo, é fundamental”.

Como um dos encaminhamentos, o Fórum deliberou sobre a possibilidade de a próxima reunião ocorrer entre os dias 11 e 13 de agosto, em Vitória da Conquista (BA).

Simpósio da Pós-Graduação Stricto Sensu no IFRN 

Está previsto para o dia 3 de junho de 2022 o I Simpósio da Pós-Graduação stricto sensu no IFRN, com a presença do professor Robério Rodrigues Silva, presidente nacional do Foprop. Na ocasião, que contará com a presença de docentes e discentes dos cinco programas atualmente existentes, bem como com as comissões das propostas em construção, será discutido o cenário nacional da pós-graduação stricto sensu.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas