Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Covid-19

IFRN discute imunização com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal

O encontro aconteceu no formato virtual, na manhã desta quarta-feira (16)

Publicada em 16/06/2021 Atualizada há 1 ano

Na oportunidade, o reitor do IFRN falou sobre o projeto “Unidos pela vacina”

Na manhã desta quarta-feira (16), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou de uma reunião virtual com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal) sobre os encaminhamentos do processo de vacinação dos profissionais da Educação na Instituição, além de discutir parcerias. 
Participaram do encontro: o reitor do IFRN, professor José Arnóbio; os diretores gerais dos campi Natal-Central, Natal-Cidade Alta e Natal-Zona Norte, Jonas Lemos, Ayres Nogueira e Edmillson Campos, respectivamente; a assistente social Valéria Regina, da Diretoria de Gestão em Atividades Estudantis do IFRN (Digae/IFRN); a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS-Natal, Juliana Araújo; a chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS-Natal, Aline Delgado; e Max Praxedes, representando a Assessoria de Comunicação Social e Eventos do IFRN (Asce/IFRN).

Unidos pela vacina
Na ocasião, o reitor José Arnóbio reforçou que a gestão tem se dedicado em fazer o possível para que os profissionais da Instituição sejam vacinados: “Em janeiro, quando houve a possibilidade de comprar a vacina ao Butantan, foi enviado um documento para a Instituição manifestando o interesse do IFRN em adquirir as vacinas. Também foram encaminhados ofícios ao Governo do Estado, bem como para a Prefeitura de Natal, com questionamentos acerca da inclusão dos profissionais da Educação no Programa Nacional de Imunização (PNI)”, destacou.
O reitor aproveitou a oportunidade para falar sobre o projeto “Unidos pela vacina”, realizado em parceria entre o IFRN, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A ideia é que os estudantes e servidores das universidades públicas atuem no apoio aos municípios na vacinação, tanto na aplicação das doses como no atendimento ao público, cadastro e controle da vacinação: “Já temos alguns voluntários para que nos próximos meses possamos colaborar com a campanha de vacinação em todo o estado. O meu desejo é de que a nossa Instituição possa ser parceira e que possa colaborar com as ações de vacinação”, enfatizou.  A reunião foi o primeiro passo para se pensar em ações de parceria entre o IFRN e a SMS-Natal.

Vacinação contra a Covid-19 

O Ministério da Saúde anunciou, no dia 28 de maio de 2021, o início da vacinação dos trabalhadores da Educação no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. O grupo, que já fazia parte dos públicos prioritários, passou a receber doses para aplicação, seguindo a seguinte ordem de prioridade: creche; pré-escola; ensino fundamental; ensino médio; educação de jovens e adultos; e ensino superior.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, o processo de vacinação dos profissionais da Educação se dará por escalonamento e é importante que seja realizado o cadastro no Portal RN + Vacina. “Enquanto não tivermos estoque suficiente para garantir abrir a vacina para todo mundo, de forma igualitária, temos que ir escalonando, e é o que está acontecendo. O escalonamento da educação está na fase do Ensino Fundamental, então provavelmente a partir da próxima semana passe a contemplar os profissionais do Ensino Médio. A intenção é montar uma estratégia de parceria com o IFRN, assim como fizemos com outras escolas”, esclareceu Juliana.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas