Internacionalização
IFRN participa de projeto colaborativo online que conecta universidades do mundo
Iniciativa conecta estudantes de diferentes países em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Publicada por Renan Gabriel em 23/05/2025 ― Atualizada em 23 de Maio de 2025 às 13:39
O professor Bruno Lima, da Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), é um dos participantes de um projeto colaborativo internacional online (Collaborative Online International Learning – Coil), promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a University of Durham (UD), no Reino Unido.
Com início previsto para breve, a iniciativa reunirá estudantes brasileiros da área de Microbiologia e estudantes internacionais da área de Química em debates voltados à produção de conhecimento científico e à sustentabilidade, tendo como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Financiado pelo British Council, o projeto prevê visitas técnicas da equipe de especialistas à UFRJ, entre os dias 20 e 27 de maio, e à University of Durham, no segundo semestre de 2025.
No projeto, o professor Bruno atuará como especialista na promoção de ações Coil e acompanhará os resultados das experiências interculturais vivenciadas pelos estudantes. Além da realização da atividade em si, há a expectativa de que o livro publicado por Bruno Lima, em coautoria com os professores Hugo Dart (Ibeu/RJ) e John Corbett (Beijing Normal–Hong Kong Baptist University/China), seja utilizado como referência para a institucionalização dos projetos Coil na UFRJ.
Sobre os projetos Coil
Os projetos Coil consistem em atividades colaborativas internacionais que conectam estudantes localizados em diferentes partes do mundo para o desenvolvimento de objetivos educacionais comuns. As iniciativas que contaram com a participação do professor Bruno Lima, como coordenador ou membro da equipe, já envolveram centenas de estudantes do IFRN e de outras instituições brasileiras em interações com colegas da Argentina, China, Colômbia, Escócia, Estados Unidos, Grécia, Japão, Palestina e Polônia.
“Participar de um projeto como este é uma realização profissional, resultado de 10 anos de investimento constante na promoção de projetos interculturais online e no estabelecimento de conexões significativas com outros estudiosos ao redor do mundo”, destacou o docente.
- Palavras-chave:
- IFRN Intercionalização Dint